• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Comemoração Dia dos avós é comemorado hoje; saiba mais sobre a data

Publicado em: 26/07/2013 09:35 Atualizado em:

 (Divulgação)

Diz-se popularmente que vovôs e vovós são pais duas vezes, porque têm a missão de orientar e auxiliar na criação dos netos. Para homenageá-los nessa importante função, o dia 26 de julho é dedicado aos avós. Celebrar o dia dos avós é comemorar a experiência de vida, maturidade e a sabedoria dos que são considerados segundos pais.

A data foi criada em razão da canonização de Sant'Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo. Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo.

Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas.

Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu a luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém. Anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.