• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Carnaval/PE - Recife João da Costa anuncia decoração para Carnaval Multicultural 2009

Por: André Albuquerque

Publicado em: 20/01/2009 16:40 Atualizado em: 03/01/2017 04:15

O prefeito João da Costa apresentou nesta terça-feira à tarde o projeto de decoração para o Carnaval Multicultural do Recife deste ano. O projeto é assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira (Ana Cláudia Dolores/DP/D.A Press)
O prefeito João da Costa apresentou nesta terça-feira à tarde o projeto de decoração para o Carnaval Multicultural do Recife deste ano. O projeto é assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira

Atualizada às 17h25


 


O prefeito da capital, João da Costa (PT), apresentou nesta terça-feira à tarde o projeto de decoração para o Carnaval Multicultural do Recife deste ano. O projeto é assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, que procurou fazer um trabalho em cima da obra e trajetória dos homenageados 2009: o pintor Cícero Dias, o compositor Carlos Fernando e o carnavalesco fundador do Galo da Madrugada Enéas Freire. O custo total da decoração do Carnaval é de R$ 1,7 milhão.


 


Só para dar um exemplo de como o arquiteto concebeu o projeto da decoração da cidade, quem for ao Recife Antigo nos dias da Folia de Momo poderá ver elementos da obra Eu vi o mundo... Ele começava no Recife, de Cícero Dias, estampados em portais e pórticos. Já o colorido do carnaval fará alusão ao frevo de Carlos Fernando.


 


Os bairros de Santo Antônio e São José serão decorados com figuras que lembram o histórico Enéas. O fundador do Galo da Madrugada também será representado na própria figura da sua cria. O galo gigante que fica sobre a ponte Duarte Coelho receberá um chapéu semelhante ao que o carnavalesco utilizava todos os anos.


 


A decoração começa a ser montada a partir da próxima semana. O primeiro local a receber a ornamentação será o Pátio de São Pedro. O projeto da decoração manteve a identidade visual criada na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT).


 


Uma recomendação dada pelo prefeito João da Costa (PT) à equipe que fez o projeto cenográfico do Carnaval foi economizar no custo da decoração sem comprometer a qualidade do resultado. “Trabalhamos com a diretriz de manter a qualidade com um custo menor. Já temos a experiência de oito anos que vai nos ajudar a fazer o Carnaval deste ano”, declarou o prefeito.


 


O orçamento geral do Carnaval do Recife 2009 ainda está sendo fechado pela Prefeitura. No entanto, o secretário de Cultura, Renato L, adiantou que a cifra será a segunda maior desde que o ex-prefeito João Paulo começou a organizar a festa na cidade, em 2001. “Este será o segundo maior orçamento. Ainda não temos esse número porque falta fechar contrato com alguns patrocinadores. O maior orçamento, até então, foi o do ano passado, que foi excepcional porque tivemos a Mangueira e o restante das comemorações dos 100 anos do frevo”, afirmou.


 


O secretário disse, ainda, que 80% da programação do carnaval já estão concluídos. Ele não antecipou os nomes que confirmaram presença na festa pernambucana, mas garantiu que o Recife vai receber atrações de porte local e nacional.


 


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Ana Cláudia Dolores



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.