• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Dicas Cuidados para a saúde bucal neste fim de ano A atenção deve ser redobrada para o tipo de alimentação que será consumida na ceia natalina e no Réveillon

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/12/2017 09:58 Atualizado em:

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
O fim de ano chegando e já começaram as programações típicas natalinas e de Ano Novo. Além das atividades e do clima de tranquilidade e energia, os banquetes com muitas frutas, amêndoas, castanhas e nozes são um prato cheio para as celebrações. O que não pode faltar, no entanto, são cuidados com a saúde, seja na dieta ou na alimentação. 

A rotina dos cuidados, inclusive a bucal, precisam ser levadas em conta para não serem alteradas, ou pode desencadear problemas relacionados aos dentes e toda a higiene na boca. 

De acordo com o cirurgião-dentista Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, alguns passos devem ser seguidos para previnir esses tipos de doença no fim de ano: 

Escovação e fio dental
Entre todas as festividades do ano, as comemorações de Natal e Réveillon são as que demandam mais atenção com a saúde bucal.  "A  glicose, encontrada em excesso  nos  panetones, sobremesas e refrigerantes, já é, de  forma  geral, bastante prejudicial à saúde bucal, mas encontra nos aparelhos um facilitador de retenção de açúcar", afirma o profissional. Por este motivo, a dica é simples: mesmo cansado depois das festas ou durante as férias de janeiro, mantenha na bolsa um kit com escova, pasta e fio dental. É a melhor opção para não negligenciar o hábito.

De olho na alimentação 
Alimentos como a castanha e as nozes, tão presentes nessas ceias natalinas, fazem com que seja preciso redobrar os cuidados com a alimentação. De acordo com o dentista, esses itens, normalmente, acabam quebrando a peça que conecta o fio ortodôntico ao elemento dentário, prejudicando o tratamento e até mesmo machucando a boca.

Cuidado com as brincadeiras
Para quem usa aparelhos dentários, atenção redobrada nas brincadeiras ao ar livre e em piscinas, uma queda pode danificar diretamente o tratamento, além de machucar. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.