• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
NASA Veja imagens de Saturno e suas luas colhidas pela sonda Cassini, da Nasa A sonda está na órbita de Saturno e está prestes a encerrar sua missão, que já dura 20 anos. Nesse tempo, a Cassini forneceu informações sobre as características dos planetas, suas luas e seus anéis

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 26/04/2017 20:03 Atualizado em:

 (Nasa/Divulgação)
Depois de 20 anos registrando imagens de Saturno e suas luas, a nave Cassini, lançada pela agência espacial americana, Nasa, está prestes a encerrar sua missão, preparando-se para mergulhar entre os anéis do planeta em direção à sua superfície gasosa.

A sonda ficou 12 anos viajando em órbita do planeta, o segundo maior do Sistema Solar e o sexto mais próximo do Sol, tendo como principal missão monitorar, principalmente, as luas do gigantesco gasoso, ajudando os astrônomos a compreender como são formadas as superfícies delas.

Mergulho Suicida

Com a aproximação do anel F de Saturno, a sonda será descartada. Segundo a agência americana, "esse momento servirá de prelúdio para o 'grand finale' da Cassini". Quando a nave chegar à superfície, mergulhará de maneira repetida pela abertura dos topos de nuvem e os anéis internos. Em 15 de setembro, será a última transmissão e mergulho final da sonda.

Veja o vídeo divulgado pela NASA sobre a sonda (áudio e texto em inglês):



Homenagem do Google

O Google, em sua página de busca na web, fez uma homenagem ao evento, criando um Doodle, que substitui a logomarca da empresa na janela. Veja como ficou a homenagem:

 (Google/Divulgação)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.