• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Gelo Iceberg do tamanho do Distrito Federal está prestes a se soltar da Antártica Descoberta foi feita por pesquisadores do País de Gales; iceberg não deve elevar nível dos mares, a princípio

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 06/01/2017 20:10 Atualizado em:

Imagem da rachadura que pode desprender o iceberg da Antártida. Foto: Nasa/Reprodução (Imagem da rachadura que pode desprender o iceberg da Antártida. Foto: Nasa/Reprodução)
Imagem da rachadura que pode desprender o iceberg da Antártida. Foto: Nasa/Reprodução

Paris (AFP) - Um iceberg com superfície de 5.000 km2, quase tão grande quanto o Distrito Federal, poderia se soltar em breve da banquisa (gelo flutuante) do oeste da Antártica, previram nesta sexta-feira cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

"Um iceberg, que poderia ser um dos dez maiores já inventariados, está prestes a se soltar na Antártica", indicaram os cientistas em um comunicado.

Sua superfície representa 85 vezes o tamanho da ilha de Manhattan, mas o iceberg não deve elevar nível dos mares, a princípio.

Situada a oeste do continente antártico, o iceberg foi batizado de "Larsen C" e tem 350 metros de espessura.

Depois de anos, os cientistas supervisionam uma rachadura formada nesta região e que teria mais de 150 km de comprimento.

Mas, "em dezembro, a rachadura aumentou brutalmente cerca de 18 km e restam apenas uns vinte quilômetros antes que atravesse a banquisa de um lado a outro".

"Ficarei surpreso se não se desprender no próximo mês", afirmou Adrian Luckman, um dos pesquisadores, citado no comunicado, prevendo "um evento geográfico maior que vai mudar a paisagem" da região.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.