• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Imagens Confira dicas de como fotografar a superlua nesta segunda A superlua estará no céu nesta segunda e terça-feira; fenômeno só se repetirá daqui a 70 anos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/11/2016 16:00 Atualizado em: 14/11/2016 16:09

O Diario repassa algumas dicas de fotografia para você registrar a superlua nesta segunda e terça-feira. Foto: Paulo Pinto/Foto Pública
O Diario repassa algumas dicas de fotografia para você registrar a superlua nesta segunda e terça-feira. Foto: Paulo Pinto/Foto Pública

Quem vive conectado nas redes sociais sabe o quanto é natural compartilhar diversas fotos, sejam elas de paisagens, momentos felizes ou natureza. Com a superlua não será diferente. Nesta segunda e terça-feira, a lua estará mais próxima da Terra, fato que só acontece a cada 70 anos. Para que você não perca esse momento e capture de forma bonita e clara o fenômeno, o Diario repassa algumas dicas de fotografia para você.

O significado da palavra Fotografia é "escrever em luz". Assim como é poética até na definição, uma boa foto pode causar diversos tipos de emoção a quem  observa. Para capturar uma boa imagem é necessário um olhar sensível diante do assunto que será fotografado, uma boa composição, uma localização boa do elemento que você pretende fotografar e também um bom equipamento fotográfico. Mas será que apenas uma câmera profissional pode capturar boas imagens?

Segundo o professor de Fotografia do Senac Elvio Luiz, apesar de díficil, a tentativa de foto sem uma câmera profissional é válida. "Uma foto da lua pelo celular é difícil porque a lente do celular granula a imagem. Mas hoje já é possível fazer boas imagens com os smartphones modernos, pois neles existem as opções de baixar aplicativos de controle de luminosidade, assim como o controle de ruído de imagens", contou o professor, que recentemente inaugurou um novo estúdio, na avenida Suassuna, 340.

Aos que têm uma câmera profissional a situação fica mais simples, mas deve existir tanto cuidado quanto com o celular ao capturar a imagem. "Para fotografar com câmeras profissionais não existe muito segredo, basta ter uma boa objetiva e não trabalhar com a velocidade muito lenta", afirmou Elvio.

Outras dicas para quem pretende capturar belas imagens na noite desta segunda e terça-feira:

1.Aproveite o momento

A Superlua só aparecerá novamente em 70 anos. Então não vamos perder o momento de fotografá-la durante estes dias 14 e 15. Um bom horário para capturar a imagem é quando ela está nascendo, porque depois, ela ficará no alto do céu, como nos dias comuns e parecerá menor do que por exemplo às 18h, 19h (horário de Brasília).

2.Encontre um bom lugar

Em uma cidade grande como Recife, às vezes, pode ser difícil conseguir um bom lugar para admirar o horizonte, isto porque a quantidade de prédios pode impedir a visão. Por isso é interessante ir até um lugar que se possa observar bem a Superlua.  Praias e no Marco Zero da cidade podem ser lugares ideais para o registro.

4. Exposição

Segundo Elvio, O ideal para se fazer boas fotografias com celular é ter aplicativos de controle de exposição. Para quem tem uma câmera profissional, a dica é usar um diafragma mais fechado (por exemplo,f/8,  f/11 ou f/16), e o ISO mais baixo que você conseguir, claro que sempre observando se é possível não danificar a fotografia (use ISO 100), numa velocidade média, pode ser o obturador 125 ou 250.

5. Lente
Quanto mais longa for a lente, melhor será o resultado final. O ideal seria usar uma teleobjetiva a partir de 200mm, mas nos próximos dias com a proximidade da lua será mais fácil fotografá-la com mais detalhes.  Outra dica é utilizar um tripé, para que dê mais estabilidade a câmera.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.