Luto Morre, aos 82 anos, presidente da Fecomércio Josias Albuquerque exerceu o cargo desde 1996 e faleceu em decorrência de doença hepática e falência múltipla dos órgãos

Publicado em: 02/02/2019 15:17 Atualizado em: 02/02/2019 18:30

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 
Na manhã deste sábado (2), o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Josias Albuquerque, aos 82 anos, faleceu em  decorrência de doença hepática e  falência múltipla dos órgãos no Real Hospital Português. 

O corpo será velado. das 18h às 13h de amanhã,  no Salão de Eventos do Sesc Pernambuco, tendo missa de corpo presente às 11h. A cerimônia de cremação está marcada para às 14h do domingo no Cemitério Morada da Paz.
 
TRAJETÓRIA

Nascido em 31 de agosto de 1936 no Recife, Josias Albuquerque, formado em Direito e História, com suas atividades ligadas à Educação, fazendo questão de ser chamado de professor. 
A vida profissional de Josias Albuquerque começou aos 13 anos, na Metalúrgica Recife. Toda a sua formação profissional sempre foi vinculada à educação. Aos 22 anos, ele foi convidado pelo governador Cordeiro de Farias a dirigir a Escola Artesanal de Floresta e mais tarde a instalar no Estado de Pernambuco mais 20 escolas artesanais. Passou também pela Codecipe, pelo Departamento de Formação Profissional da Secretaria do Trabalho e Ação Social, pelo Departamento de Promoção Profissional do Adulto (DEPPA).

Sua atuação rendeu a nomeação de diretor da Escola Artesanal de Goiana e a docência nas áreas de matemática e geometria. Atuou ainda como diretor e licenciando em outras instituições, e professor catedrático de Cultura Técnica. Josias passou ainda pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, onde liderou a gestão da Divisão de Ensino Profissional, foi diretor regional do Senac-PE  até chegar ao atual cargo de presidente do Sistema
Fecomércio/Sesc/Senac no Estado.

Josias Albuquerque acreditava no poder transformador da educação e, por isso, nunca deixou de investir na área.
 
DECLARAÇÃO
 
Alberes Lopes (PSC), vereador e Secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado lamenta pelo falecimento de Josias Albuquerque e ressalta a perda para Pernambuco. "É com grande tristeza que nos despedimos hoje do professor Josias. virou inspiração de todos os trabalhadores que buscam um comeco ou uma luz no Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Pernambuco. Era admirado por muitos, desde as pessoas mais simples às lideranças políticas. Seu legado será "Com muita lenha para queimar". Sempre vibrante. Uma inspiração para quem começa e recomeça. A vida é cheia de ciclos e recomeços"

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.