Solicitação Consulado de Portugal em SP suspende novos pedidos de nacionalidade O Consulado informou que 'a demanda crescente por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados'

Por: Agência Estado

Publicado em: 18/10/2018 16:19 Atualizado em:

Foto: Reprodução/Google Street View
Foto: Reprodução/Google Street View
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo suspendeu aos brasileiros pedidos de nacionalidade portuguesa até 2 de janeiro de 2019. O motivo é o "número crescente de pedidos". O anúncio foi feito no site do órgão e inclui também o Escritório Consulado em Santos.

O Consulado informou que "a demanda crescente por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados". De acordo com a instituição, a suspensão foi necessária para evitar lentidão na análise dos processos pendentes. 

Caso um cidadão brasileiro não queira aguardar e tenha interesse em dar continuidade ao processo poderá fazê-lo diretamente em uma Conservatória dos Registros Centrais em Portugal. A solicitação pode ser feita pessoalmente ou via procuração, seguindo instruções do site do Instituto dos Registros e Notariado (IRN).


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.