Estrondo na Usiminas assusta moradores de Ipatinga Empresa afirma que não houve fogo e ninguém ficou ferido

Publicado em: 10/08/2018 13:55 Atualizado em: 10/08/2018 14:02

Moradores de Ipatinga, no Vale do Aço, se assustaram com um forto estrondo registrado na noite de quinta-feira na Usiminas, que fica na área central da cidade. De acordo com a siderúrgica, ninguém ficou ferido no incidente e as causas são investigadas.   
 
A reação teria ocorrido entre 21h e 22h. Moradores da região divulgaram vídeos nas redes sociais mostrando um clarão no local, semelhante a fogo. O Corpo de Bombeiros de Ipatinga informou, na manhã desta sexta-feira, que a siderúrgica não acionou a corporação, mas muitos moradores ligaram preocupados, relatando o forte barulho e tremores em casas e prédios, mas sem danos materiais ou feridos.

Algumas mensagens circulam pelo WhatsApp, atribuídas a funcionários da Usiminas, e dão conta que a explosão não foi grave. “O barulho alto foi devido ao deslocamento de ar durante o processo de basculamento de escória, provavelmente devido ao acúmulo de água em função da forte chuva”.
 
Outro texto diz, “Saiu um vagão de escória do alto-forno e ao bascular houve uma explosão (...)
impacto atingiu o ônibus que estava na rua quebrando os vidros e outros. Parece que só tinha 2 passageiros e o motorista e, graças a Deus, parece que não sofreram nada grave”, escreveu um usuário do aplicativo. 
 
A escória é um subproduto da fundição do minério de ferro para purificar metais. Ela é obtida no processo de alto-forno na fabricação de ferro gusa. Este último produto é transportado em forma líquida para o processo de aciaria, para ser transformado em aço. A escória também é usada na fabricação de cimento. 

A assessoria de imprensa da Usiminas informou que a o basculamento é o processo de movimentação dos materiais dentro da área. A siderúrgica também explica que o clarão visto na área não era fogo, mas fuligem da reação química da escória em contato com a água. Também foi divulgada uma nota sobre o ocorrido. Confira: 

 “A Usiminas esclarece que houve ontem à noite um forte deslocamento de ar no pátio 1 de escória da Aciaria no momento do basculamento na usina de Ipatinga. Não houve feridos e as causas da ocorrência já estão sendo investigadas.”


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.