• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Saúde Crianças com diabetes recebem fórmula melhorada de insulina O modelo Análogo é melhor no controle glicêmico e na diminuição de complicações decorrentes da doença

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/11/2017 09:36 Atualizado em: 14/11/2017 09:52

Caneta será disponibilizada para ministrar as doses. Foto: Reprodução/Pixabay
Caneta será disponibilizada para ministrar as doses. Foto: Reprodução/Pixabay
A partir desta semana entra em vigor a medida do Ministério da Saúde de siponibilizar um tipo de insulina melhor para os pacientes crianças que apresentam diabetes do tipo I. Apontada como mais eficiente no controle glicemico nos sintomas relacionados à hiperglicemia e na diminuição das complicações agudas e crônicas da doença, a insulina análoga será disponibilizada no SUS.

O medicamento será distribuído aos progressivamente, além disso seram entregues as canetas para a administração das doses, substituindo as seringas injetáveis de forma mais rápida e de fácil aplicação. 

Cerca de 9% da população adulta do Brasil é atingida pelo diabetes, de acordo com o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel). Com maior parte dos afetados sendo mulheres, a doença é a maior causadora crônica(72,6%) de mortes no país.

Além do novo tipo de insulina, o Ministério da Saúde também disponibiliza as insulinas humanas NPH (manutenção da glicemia) e regular (de ação rápida). Todos os tipos de medicamentos para o diabetes estão disponíveis nas unidades de saúde ou no Aquii Tem Farmácia Popular, presente em mais de 4 mil municípios. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.