• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Gigante dos céus Pouso do Airbus A380-800 no Aeroporto Internacional de Guarulhos impressiona

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/11/2015 14:19 Atualizado em: 18/11/2015 15:31

Foto: Reprodução: You Tube
Foto: Reprodução: You Tube
A companhia aérea Emirates Airline deu uma mostra do quanto a nova aeronave Airbus A380-800 impressiona. No último fim de semana, o avião realizou o seu primeiro voo comercial, vindo do Oriente Médio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo era o EK261e partiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Sem escalas, o voo chamou atenção pela dimensão do avião em comparação a outras aeronaves de menor porte. O A380-800 fez um pouso tranquilo e chamou muita atenção dos funcionários do terminal justamente por conta do seu tamanho. No vídeo gravado, muito trabalhadores se concentram em um determinando ponto fora da pista para admirarem a aeronave. Para entender melhor a diferença de dimensões entre os aviões, só mesmo conferindo o vídeo.

O Airbus A380 é uma aeronave do tipo “widebody” quadrimotor a jato de passageiros fabricado pela EADS Airbus. É o maior avião comercial do mundo e os aeroportos em que opera devem ter instalações adaptadas para poder acomodá-lo com segurança. Ele foi inicialmente chamado de Airbus A3XX e projetado para desafiar o monopólio da Boeing no mercado de grandes aeronaves. O A380 fez seu primeiro vôo em 27 de abril de 2005 e entrou em serviço comercial em outubro de 2007 com a Singapore Airlines.

O andar superior estende-se ao longo de todo o comprimento da fuselagem com uma largura equivalente de uma aeronave widebody. Já a cabine 478 metros quadrados de espaço utilizável do piso, 40% a mais que o segundo maior avião de passageiros, o Boeing 747, e oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica. Ele possui alcance de 8,5 mil milhas náuticas (15700 km), o suficiente para voar sem escalas de Dallas para Sydney, e uma velocidade de cruzeiro de cerca de 900 km/h (Mach 0,85, 560 mph ou 490 kN) a uma altitude de cruzeiro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.