• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Clima » Vendaval derruba árvores em São Paulo e deixa 12 feridos em Santos

Agência Brasil

Publicação: 01/09/2014 17:05 Atualização:

Doze pessoas ficaram feridas ontem (31), na orla de Santos, em consequência dos estragos provocados por um vendaval que pegou de surpresa os participantes da 10ª Cãominhada. Duas dessas vítimas seguem internadas no começo da tarde de hoje (01), na Santa Casa de Santos.

De acordo com a Defesa Civil do município, nove pessoas com ferimentos leves foram encaminhados para hospitais públicos e as demais procuram atendimento privado. O caso mais grave foi o de uma criança que sofreu perfuração do baço e está na UTI da Santa Casa. Mas, segundo a Santa Casa, o estado de saúde dela é estável.

Um senhor de 61 anos está em tratamento na Santa Casa. Ele se machucou ao tentar proteger o neto que estava em um brinquedo inflável. A estrutura do brinquedo, um pula-pula, foi danificada com a força do vento que chegou a 70 quilômetros por hora (km/h).

Em São Paulo, a ventania derrubou pelo menos 14 árvores, segundo registros da Companhia de Engenharia de Tráfego. Também faltou energia elétrica em bairros da zona oeste da cidade. “O que aconteceu foi uma convergência de umidade procedente do oceano com o calor vindo da Amazônia, no Norte do país”, explicou a meteorologista Helena Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo ela, o fenômeno é até comum, mas não costuma ocorrer com a rapidez com que se formou na tarde de ontem. Em algumas localidades a velocidade do vento chegou a 100 km/h, caso do Rio de Janeiro e dos municípios paulistas de Itapeva e Itapetininga. Além do vento forte, houve repentina queda na temperatura. Em uma hora, na cidade de São Paulo, os ponteiros dos termômetros baixaram quase 15 graus Celsius (°C), passando de 31,2°C para 17°C.

Balbino informou ainda que a frente fria ainda está sobre o estado de São Paulo e pode provocar períodos de chuva forte, mas de forma passageira, tanto na capital quanto no litoral paulista.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.