• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Capital » Turistas elegem Brasília com a cidade favorita da Copa do Mundo Pesquisa revela que 96,3% dos estrangeiros que vieram para a Copa do Mundo tencionam voltar à cidade. Eles elogiaram a limpeza pública, a gastronomia e a segurança da capital

Correio Braziliense

Publicação: 14/08/2014 09:03 Atualização:

Torre de TV: um dos pontos de maior concentração de visitantes na Copa. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A. Press
Torre de TV: um dos pontos de maior concentração de visitantes na Copa. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A. Press
A impressão apreendida em conversas com turistas estrangeiros, durante a Copa do Mundo, se confirmou em dados. Brasília agradou e cativou quem veio à cidade, a ponto de conquistar uma taxa de 96,3% de intenção de retorno. É o que conclui a pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os dados mostram que quase a totalidade dos turistas internacionais que estiveram aqui pretendem voltar. É o melhor índice entre as 12 cidades sedes do Mundial. Além da vontade de revisitar a capital, os entrevistados também aprovaram fatores como limpeza pública, gastronomia e segurança.

Foram ouvidas 10.513 pessoas, nas 12 capitais, entre junho e julho, no momento em que elas deixavam o país. Em Brasília, 491 entrevistados expuseram sua avaliação da cidade. A limpeza de vias e espaços públicos foi o grande destaque, além da aprovação do Estádio Nacional Mané Garrincha (veja Quadro). Estes resultados são fruto dos investimentos em infraestrutura e da capacitação de pessoal, de acordo com o diretor do departamento de estudos pesquisa do Ministério do Turismo, José Francisco Salles. “Brasília tem infraestutura e recursos humanos, só precisava de um evento como esse para se mostrar”, afirma.

Manter o resultado positivo e os olhos estrangeiros sobre a cidade requer esforços para ampliar a visibilidade da capital lá for a. Uma das formas para conseguir isso é por meio de parceria com os grandes operadores de turismo de lazer nos outros países, segundo o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves. “Antes, vendemos Brasília como cidade que seria sede da Copa do Mundo. Agora, como uma cidade moderna, um museu a céu aberto”, diz.

Além disso, é preciso investir em bons sites para tornar possível essa divulgação. “Vimos que 70% das definições de viagem se deram por meio da internet”, diz o diretor do Mtur, José Francisco Salles. Outro ponto fundamental para manter as conquistas é ampliar as ofertas turísticas, na avaliação do diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Neio Campos. “Não devemos ficar restritos à visitação de monumentos. Brasília tem um equipamento bastante rico, com opções de turismo rural, de aventura. Eles precisam ser mais bem divulgados”, defende.

Aprovação total

Pesquisa do Ministério do Turismo/Fipe conclui que Brasília agradou aos estrangeiros em aspectos variados

96,3%    de taxa de intenção de retorno
42,6%    consideram que a viagem superou as expectativas; 42,2% que a expectativa foi atendida plenamente
97,6%    aprovaram a limpeza pública da cidade
87%    avaliaram positivamente a sinalização turística
99,3%    se encantaram com o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
95,1%    se deliciaram com a gastronomia da cidade

Fonte: Ministério do Turismo/Fipe

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.