• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Clima » Agosto começa com frio e umidade baixa em BH

Landercy Hemerson -

Publicação: 01/08/2014 09:40 Atualização:

Em Monte Verde, termômetros registraram mínima de 3,8 graus. Foto: Ricardo Cozzo/Divulgação
Em Monte Verde, termômetros registraram mínima de 3,8 graus. Foto: Ricardo Cozzo/Divulgação

As baixas temperaturas ainda marcam o início de agosto. Para quem gosta de frio, hoje ainda será ideal, com mínimas de 4 graus no Sul de Minas. A madrugada dessa quinta-feira, em Monte Verde, distrito de Camanducaia, teve geada e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínima de 3,8 graus. No termômetro digital de um restaurante do distrito, a marca foi de 4 graus negativos. Porém, a situação é de alerta nesse período de céu aberto, já que há queda da umidade relativa do ar e a alta concentração de raios ultravioleta, que oferecem risco à saúde. A previsão para Belo Horizonte é de umidade abaixo de 30% nos próximos dias.

O Instituto Climatempo prevê que a madrugada de hoje será fria nas serras do Sudeste do Brasil. Pode gear nas cidades mais elevadas da Serra da Mantiqueira, que se estende por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ontem, as menores temperaturas do país foram em cidades dessa região: 1,5 grau em Nova Friburgo (RJ), 3,4 em Campos do Jordão (SP) e 3,8 em Monte Verde, segundo o Inmet. No alto do Parque Nacional de Itatiaia, entre Minas e Rio, a estação meteorológica instalada a 2.451 metros de altitude registrou 3 graus abaixo de zero.

Radiação

A presença de ar polar que ainda influencia o Sudeste e a diminuição da nebulosidade mantém a característica do clima. O ar está secando na região, com menor formação de nuvens. O meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, alerta para o alto índice de raios ultravioleta, que é a radiação eletromagnética com comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X.

“A radiação solar é bem mais forte no período entre as 10h e 16h. Com o frio, muitas pessoas ficam expostas ao sol, sem protetores, quando são maiores os riscos de doenças de pele”. De acordo com Reis, as temperaturas sobem no fim de semana. As noites ainda serão um pouco frias, mas as tardes ficam cada vez mais agradáveis. Porém, a umidade do ar deve ficar entre 20 e 30% em BH, índices considerados estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Não há previsão de chuva nos primeiros dias de agosto. 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.