• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Clima » Inverno: temperatura despenca, e neva no Sul do país O frio e o clima instável tomaram conta de todas as regiões e continuam no fim de semana. Em Santa Catarina, houve até quem praticasse snowboard

Ana Pompeu - Correio Braziliense

Publicação: 26/07/2014 12:13 Atualização:

Geadas foram registradas em diversas cidades do Sul. Até no Norte do país, temperaturas diminuíram. Foto: Luis rafael Vasconcelos/Divulgação
Geadas foram registradas em diversas cidades do Sul. Até no Norte do país, temperaturas diminuíram. Foto: Luis rafael Vasconcelos/Divulgação
Mais da metade do país acordou na sexta-feira (25/7) sob uma onda de frio que mostrou a força do inverno. No Sul, várias cidades tiveram geadas e o fim de semana promete ser o mais frio do ano. Na Serra catarinense, a população viu neve e teve até quem aproveitasse para fazer snowboard. Foi o primeiro registro do fenômeno no estado em 2014. Em Urupema, a temperatura registrada foi de 1°C, mas a sensação térmica era de -15°C. Os estados do Sudeste também enfrentaram baixas temperaturas e clima instável, como São Paulo, que chegou a fazer 5ºC. No Distrito Federal, em pleno período de seca, uma chuva fraca pela manhã surpreendeu os brasilienses. O frio continua na maior parte do território brasileiro hoje.

De acordo com Fábio Rocha, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a situação é típica da estação. “Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas. É comum essa entrada de massas. Eventualmente alguma vem mais intensa e provoca a queda”, explica o especialista. “A frente fria vai se deslocar e ficar mais oceânica, provocando chuvas no Sudeste. Mesmo assim, deve ter geadas mais amplas no Sul e o frio permanecer. Depois, as massas se afastam e os dias ficam mais quentes. Porém, as noites e manhãs ainda ficarão frias por um tempo”, detalha Rocha.

A expectativa de neve na Serra gaúcha chegou a movimentar a rede hoteleira da região. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, 80% dos hotéis e pousadas estão ocupados para este fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa da madrugada foi registrada em Quaraí, na Fronteira Oeste, onde fez -0,7°C com sensação de -4°C.

Dorinha Azevedo, meteorologista do Inmet, afirma que, de hoje para amanhã, a temperatura tende a cair ainda mais. “Geadas nos três estados, com exceção da parte leste, ou seja, o litoral”, diz. Os moradores da região devem se preparar para um frio abaixo de zero. “Quando a temperatura está bastante baixa e a umidade no ar é elevada, as camadas de gelo se alojam nas bolhas de água e nas superfícies, formando gelo em plantas, carros. A neve é mais leve, vem em forma de gelo, mas não petrificado. Mas, depois que está no chão, fica mais rígida”, compara Dorinha.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.