• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Rodoviários » Negociação põe fim a greve e ônibus de Curitiba voltam a circular amanhã

Agência Brasil

Publicação: 27/06/2014 23:11 Atualização:

A greve dos cobradores de ônibus de Curitiba e região metropolitana deve chegar ao fim neste sábado (28). Governo do Paraná, prefeitura de Curitiba, Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) e Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransp) chegaram a um acordo hoje (27), depois de demorada audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). A frota deve voltar a circular normalmente amanhã (28).

A greve dos cobradores foi iniciada na madrugada de quinta-feira (26), dia em que os ônibus circularam apenas com motoristas. Passageiros não tiveram que pagar passagem. Hoje (27), os veículos foram impedidos pelas empresas de sair das garagens sem os trocadores. Ainda pela manhã, o TRT-PR determinou a circulação da frota e o retorno ao trabalho de pelo menos 50% dos trabalhadores. Multas foram estipuladas para as duas entidades se a determinação não fosse cumprida.

À tarde, a audiência de conciliação discutiu as reivindicações dos grevistas e a situação do sistema de transporte. Uma longa pausa teve que ser feita para que as partes chegassem a um acordo. Depois, o Setransp se comprometeu a não descontar os dias parados dos salários dos grevistas. Também foi pactuado o compromisso de que melhores condições de trabalho devem ser garantidas, em especial nas estações-tubo, que não contam com banheiros e outros equipamentos reivindicados pelos cobradores.

A prefeitura de Curitiba e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), responsável pela gestão do sistema, se comprometeram a projetar a instalação dos banheiros, e uma comissão formada pelos sindicatos e pelos poderes públicos analisará outras possíveis melhorais das condições de trabalho.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.