• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Agência prorroga redução do volume de água no Rio Paraíba do Sul

Agência Brasil

Publicação: 26/06/2014 11:00 Atualização:

A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de julho a redução do volume de água que chega à Barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo para 173 metros cúbicos por segundo. A resolução foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, a medida visa a preservar o estoque de água disponível no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e do Funil, por causa do menor nível de chuva combinado com baixos volumes de água armazenados. Em 1º de junho, o armazenamento da Bacia do Paraíba do Sul era 33,8%. A medida levou em consideração a importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro.

No início de maio, a ANA já havia prorrogado até 31 de julho a redução da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100 metros cúbicos por segundo em vez do patamar mínimo de 1.300 metros cúbicos por segundo. A medida tem por objetivo garantir a produção de energia do Sistema Nordeste e atender ao uso múltiplo dos recursos hídricos por causa da estiagem na Bacia do São Francisco nos últimos anos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.