• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Campanha » Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (22)

Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicação: 21/04/2014 12:20 Atualização: 21/04/2014 12:35


Começa amanhã (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Na campanha passada, apenas as crianças de 6 a 23 meses recebiam a vacina. Este ano a faixa etária foi estendida até os 4 anos. Também são alvo da campanha pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.

A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife a capital pernambucana vai receber 260 mil doses, e cerca de 220 mil pessoas devem ser vacinadas até o dia 9 de maio. A vacina estará disponível em todos os postos e unidades de saúde do estado.No sábado (26), será realizado o “Dia D da Vacinação”, quando serão montados postos de vacinação avançados em igrejas, centros comunitários, creches, entre outros locais.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.