• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Saúde » Governo reforçará combate à dengue em Campinas

Agência Brasil

Publicação: 16/04/2014 15:15 Atualização:

O governo enviará técnicos a Campinas para auxiliar no combate à epidemia de dengue, confirmou nesta quarta-feira (16) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O pedido da prefeitura ocorre em função do alto número de casos da doença, 5 mil neste ano, além de 2 mil suspeitas.

A equipe do Sistema Único de Saúde vai ajudar na capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença na cidade. “O atendimento básico de saúde da cidade supre bem as necessidades. Os técnicos não vão para fazer o básico, como controle de vetores”, declarou.

Para Jarbas Barbosa, o aumento de notificações de dengue registrado em cidades como Campinas se deve ao período, que, tradicionalmente, apresenta maior número de transmissões. “A próxima semana é o pico, todo ano é assim. Abril registra sempre mais casos que todos os meses do ano. É o ciclo da dengue”, explicou ele.

O cuidado maior, destacou, precisa ocorrer nos municípios que não têm registrado transmissões nos últimos anos e que agora enfrentam o problema, principalmente por causa do novo sorotipo [tipos de vírus da dengue] que circulou do ano passado. “Tem que agir no sentido de combater o vetor” disse Jarbas.

Em Campinas, explica ele, a prefeitura vai seguir a metodologia de prevenção do ministério, um instrumento que indica onde está o epicentro do criadouro do mosquito na cidade. “O prefeito tem que mobilizar, tem que haver um plano de contingência para evitar um surto”, disse.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.