• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Chuvas » Córregos transbordam e moradores ficam ilhados em São Paulo

Agência Brasil

Publicação: 24/01/2014 12:19 Atualização:

Os moradores da capital paulista começaram mais um dia contabilizando prejuízos por conta da chuva de ontem (23) à noite. Em todo o município, cinco córregos transbordaram: o Zavuvus, o Cordeiro, o Olaria, o Morro do S e o Pirajussara. Praticamente toda a cidade ficou em estado de atenção – apenas a zona norte sofreu menos com a chuva.

Um grupo de pessoas ficou ilhado dentro de um ônibus preso na enchente, na zona sul. Os passageiros tiveram de ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Os trens da Linha 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também tiveram circulação interrompida.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a região de Cidade Ademar, na zona sul, foi a mais atingida, registrando índice pluviométrico de 96,2 milímetros, sendo que a média na cidade foi de 16,9 milímetros durante a chuva.

Na zona sul, na região banhada pelo córrego Pirajussara, moradores revoltados depredaram e colocaram fogo em quatro ônibus da Viação Campo Belo. Na região de Itaquera, zona leste, o protesto contra as enchentes, terminou com mais dois coletivos do Grupo VIP incendiados.

Esse córrego - que nasce na cidade de Embu das Artes, passa por Taboão da Serra e deságua no Rio Pinheiros - transbordou pelo segundo dia consecutivo. O nível da água atingiu 2,5 metros e mais de 600 casas foram inundadas.

O levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego apontou, durante a chuva, 25 pontos de alagamentos, sendo 17 intransitáveis.

Segundo o CGE, a temperatura na cidade hoje (24) vai bater os 33 graus Celsius e há previsão de tempestade no fim da tarde, com rajadas de vento e eventual queda de granizo. O centro alerta também que o solo encharcado por causa das últimas chuvas pode provocar deslizamentos de terra. Os córregos podem também transbordar novamente, por estarem com os níveis de água elevados.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.