• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Rio de Janeiro » Mancha branca aparece novamente em praias do Rio

Agência Brasil

Publicação: 21/01/2014 21:09 Atualização:

Pelo segundo dia consecutivo,  uma mancha de coloração branca apareceu nas praias da zona sul do Rio, principalmente, na altura do Posto 6 em Copacabana, em São Conrado e no Leblon.

Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) esclarece que a espuma que encobre o litoral do Rio de Janeiro é decorrente da decomposição de algas e microorganismos, associada ao mar mais agitado, e não necessariamente é um indicativo de que as praias estejam impróprias para o banho.

De acordo com os técnicos da gerência de Qualidade das Águas do INEA, a espuma não é tóxica, não oferece risco a saúde dos banhistas e foi ocasionada por uma mudança brusca nas condições do mar, que passou de calmo a agitado entre o sábado e o domingo, o que favorece o fenômeno. A espuma tende a dissipar-se em poucos dias, com condições de mar mais calmo.

As florações de algas têm sido frequentes neste verão, sobretudo as da espécie tetraselmis s.p., que conferem uma cor acastanhada à água do mar. O fenômeno ocorre devido a uma combinação de fatores como alta insolação e calor, mar calmo e presença de nutrientes na água. Nutrientes que são provenientes das próprias correntes oceânicas e do aporte de esgoto devido à vazão de rios, de lagoas e de baías para o mar, principalmente após chuvas fortes.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.