• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Matrícula do Sisu termina hoje Data vale para aqueles que foram convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada

Publicação: 21/01/2014 07:42 Atualização:

Os convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje para fazer a matrícula nas instituições de ensino superior. O candidato que não comparecer na data prevista perderá a vaga. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos.

O resultado da segunda chamada será divulgado no próximo dia 27, e a matrícula feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. O candidato que foi selecionado apenas para a sua segunda opção de curso, mesmo que tenha feito a matrícula, continuará concorrendo nesta segunda chamada à vaga que escolheu como primeira opção.

Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista de espera, na internet. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista pode ser feita apenas na primeira opção de vaga do candidato.

Os cursos com maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu são administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina com a relação de 72 candidatos por vaga. O Sisu oferta vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013.

ProUni - Foi divulgada na manhã de ontem a lista de selecionados em primeira chamada no Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos aprovados terão direito a bolsas de estudo - parciais e integrais - em cursos de graduação a partir do primeiro semestre deste ano. O resultado pode ser consultado no site do Ministério da Educação.

Quem foi selecionado deve apresentar a documentação nas universidades em que foi contemplado com a bolsa até a próxima sexta-feira. Caso sobrem bolsas, haverá uma segunda chamada, com divulgação prevista para o dia 3 de fevereiro.

Na primeira edição de 2014 do programa, houve número recorde de candidatos inscritos: 1.259.285. Segundo o balanço final divulgado pelo MEC, o número de inscrições chegou a 2.424.354, pois cada candidato pôde fazer até duas opções de instituição e curso. Em 2013, a primeira edição registrou 1.032.873 candidatos após o encerramento, enquanto em 2012, ano que detinha o recorde anterior, houve 1.208.398 inscrições. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20 de fevereiro.

A pré-seleção em qualquer das chamadas do ProUni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando a participação no programa à aprovação nas fases posteriores do processo seletivo e também à formação de turma no período letivo inicial do curso. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Nesta primeira edição do ano são ofertadas 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.