Pernambuco.com



  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Estacionamento ilegal » Carros invadem restinga do Parque da Costa do Sol

Agência O Globo

Publicação: 31/12/2013 09:55 Atualização:

Por falta de fiscalização, a vegetação de restinga no Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, está sendo destruída por veículos cujos motoristas transformaram a área de preservação permanente em estacionamento. O problema mais grave é nas praias das Conchas, Brava (naturismo) e na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, onde o controle do estacionamento é feito por flanelinhas.

Nos últimos anos, a infração era combatida pelo Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente, que foi extinto pelo governo do estado. A fiscalização deveria ser feita pelos guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mas eles são poucos, não têm poder de polícia e não contam com apoio de policiais e reboques para evitar a degradação do meio ambiente."É humanamente impossível controlar a invasão da Região dos Lagos, são milhões de pessoas, a maioria sem educação", lamentou um fiscal do Inea que pediu para não ser identificado.

O presidente da Associação dos Hotéis de Cabo Frio, Carlos Cunha, reclamou da falta de fiscalização e fez uma denúncia:"Infelizmente, existe o parque mas não há fiscalização. Os hoteleiros estão orientando os turistas a não caminharem nas dunas para evitar assaltos porque também falta policiamento. Os bandidos se escondem nas dunas para atacar os turistas", afirmou Cunha. Na área urbana, falta policiamento de trânsito. A Guarda Municipal de Cabo Frio prometeu destacar 20 homens para cuidar do tráfego somente na área do parque para evitar o nó devido ao excesso de carros nas ruas próximas às praias, principalmente Peró e Conchas.

A chegada de muitos turistas também está provocando outros problemas na Região dos Lagos. Há filas nas padarias, supermercados e lanchonetes. À noite, o problema é a falta de energia e a demora da Ampla em atender às reclamações dos usuários:"Na noite de domingo faltou luz várias vezes. E ontem à tarde também. Antes era a Cerj, agora é a Ampla e tudo continua igual a quando morei aqui de 1998 a 2005. Hoje deve ser o caos com a falta de luz, celulares sem sinal e internet lenta ou fora do ar", reclamou Márcia Rib, que mora perto da Praça do Moinho.

Em Búzios, moradores estão alertando os turistas para não consumir ostras vendidas por vendedores ambulantes nas praias:"Quase a totalidade das ostras vendidas nas praias de Búzios são retiradas do Canal da Marina, que devido às chuvas recebeu uma grande quantidade de esgoto in natura. Vários são os casos de contaminação. Ostras, só em restaurantes especializados, que trazem os moluscos de Santa Catarina", alertou Isaac Tilinger.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Luciano Menezes
Convém salientar que todos os Guarda%u2013parques do país tem a representatividade do poder/dever de polícia na Área do Meio Ambiente, em todas as formas de abrangência das funções características do Agente de Defesa Ambiental, previsto no Código 3522%u201305, instituído pela Portaria Nº 397, de 09 d | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »