Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Distrito Federal » Após atraso nos voos provocado por chuvas, aeroporto de Brasília volta a operar normalmente

Agência Brasil

Publicação: 27/12/2013 18:56 Atualização:

Após a forte chuva que atingiu Brasília e provocou transtornos na operação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek hoje (27) pela manhã, os voos voltaram a operar novamente, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O percentual de voos que registraram atraso no final da tarde atingiu 3.7%, considerado normal. Três voos foram cancelados.        

Pela manhã, em razão das fortes chuvas, o aeroporto de Brasília chegou a operar por instrumentos entre 6h25 e 9h57. Com esse tipo de operação, adotada para manter o nível de segurança das operações, o espaçamento aéreo entre as aeronaves foi ampliado e 13 voos foram alternados para outros aeroportos, dos quais 10 para Goiânia (GO), um para Confins (MG), um para Uberlândia (MG) e um para São José do Rio Preto (SP), e um retornou para o Galeão (RJ). Até as 12h, 45,8% dos 83 voos programados estavam atrasados, segundo a Infraero.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os aeroportos de Brasília e de Guarulhos registraram os maiores níveis de atraso na sexta-feira (20) que antecedeu o feriado de Natal. Em Guarulhos, a movimentação na última sexta-feira (20/12) foi recorde, com 130 mil embarques e desembarques, volume 18% superior a sexta-feira equivalente em 2012.

Em Brasília, o número de passageiros também superou o registrado em 2012, com acréscimo de 14,6% no período de 19 a 25 de dezembro. Somente no dia 20 de dezembro, foram registrados 45 mil embarques e desembarques no terminal da capital federal.

Para o período do réveillon, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), os dois aeroportos vão reforçar os cuidados para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros nos terminais. O Consórcio Inframerica, operador do aeroporto de Brasília, informou que haverá um reforço no efetivo de funcionários de 13 de dezembro de 2013 até 13 de janeiro de 2014 para demanda desta época de feriados. A Inframerica espera um aumento de 10% no movimento de final de ano, comparado com o mesmo período de 2012. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas passem pelo aeroporto em dezembro, uma média diária de cerca de 50 mil passageiros.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »