Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Hoje » Ponte estaiada da Barra será inaugurada hoje

Agência O Globo

Publicação: 24/12/2013 08:53 Atualização:

A ponte estaiada da Barra da Tijuca, na Avenida Ayrton Senna, será aberta nesta terça-feira, após dois anos de obras. A estrutura tem quatro pistas, das quais duas são destinadas à passagem de carros de passeio. As outras duas faixas serão exclusivas para a circulação dos veículos articulados do BRT Transcarioca (Barra-Aeroporto Internacional Tom Jobim) e permanecerão fechadas até a entrada em operação do novo corredor de ônibus, no primeiro semestre do ano que vem. Antecipada por Ancelmo Gois em sua coluna, a inauguração da ponte na véspera de Natal vai permitir a desativação de sinais de trânsito no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Embaixador Abelardo Bueno, um dos principais gargalos no trânsito para quem chega à Barra ou deixa o Recreio dos Bandeirantes.

A nova ponte será usada pelos motoristas de carros particulares que seguem no sentido Linha Amarela/Cidade de Deus para a Barra da Tijuca. No caso dos ônibus de BRTs, os veículos usarão a ponte tanto no sentido Barra da Tijuca quanto em direção a Jacarepaguá.

Com 209 metros de extensão e sustentada por 56 cabos de aço, a ponte terá iluminação cênica. São 184 postes com lâmpadas led, dotadas de filtros que permitem alterar as cores da iluminação em datas especiais. A técnica empregada é semelhante à usada na iluminação do Cristo Redentor, que eventualmente tem suas cores alteradas. Como a ponte será inaugurada na véspera de Natal, ela ficará vermelha e verde nos primeiros dias. Segundo o secretário, a construção da ponte custou R$ 120 milhões. Alexandre Pinto afirmou que será possível entregar todas as obras do BRT Transcarioca antes da Copa do Mundo, em junho de 2014, como previsto originalmente.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »