Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa » Quase metade das armas usadas nos assaltos em SP é de brinquedo

Agência Brasil

Publicação: 12/12/2013 13:37 Atualização:

Quase metade das armas usadas em assaltos na capital paulista é de brinquedo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Sou da Paz revela que 41% das armas apreendidas em assaltos no ano passado eram de brinquedo. O número mostra um crescimento, uma vez que em 2011 o índice foi de 33%.

Os dados completos serão divulgados nesta quinta-feira, em São Paulo. Para fazer o estudo, a ong analisou o perfil das armas utilizadas em crimes na capital paulista, como categoria, tipo, calibre, marca, nacionalidade e ano de fabricação, bem como sua distribuição por usos em cada crime .

De acordo com o instituto, 80% das armas usadas em assaltos foram fabricadas no Brasil, 57% antes do Estatuto do Desarmamento, que passou a valer em 2003.

"Você tem menos disponibilidade de arma de fogo, então essa arma de brinquedo está vindo substituir uma arma de fogo que não está sendo encontrada no mercado ilegal", afirmou à TV Globo Bruno Langeani, do Instituto Sou da Paz.

Homicídios
Também será apresentada nesta quinta-feira uma análise dos homicídios ocorridos em 2012 e 1º semestre de 2013 na cidade de São Paulo, com informações sobre local, circunstâncias, perfil das vítimas e autores e uso ou não de armas de fogo.

"A pessoa não pode arriscar para saber se a arma é de verdade ou arma é de brinquedo porque elas são muito semelhantes. O conselho é sempre o mesmo: de que as pessoas não reajam", alerta Langeani.

O Estatuto do Desarmamento proíbe a fabricação e a comercialização de armas que pareçam de verdade, mas não estabelece nenhuma punição para quem descumprir a lei.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »