Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Nada de vestibular » Dos 270 cursos suspensos pelo MEC, 15 são de faculdades particulares de Pernambuco

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 07/12/2013 17:25 Atualização:

Quinze cursos de faculdades particulares de Pernambuco fazem parte da lista dos 270 suspensos pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o Brasil por apresentarem resultados insatisfatórios. Isso significa que as instituições de ensino não poderão realizar novos vestibulares até que melhorem as notas – todas abaixo de 2 (o máximo é 5). O resultado, baseado num comparativo dos anos 2009 e 2012, foi divulgado ontem no Diário Oficial da União. Com a decisão, a expectativa é de um corte de quase 45 mil vagas no país.

Segundo o MEC, as notas são um somatório de três critérios básicos. O primeiro, cujo peso é de 55%, é o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O segundo está relacionado aos recursos didático-pedagógicos e ao corpo docente das instituições de ensino. Esse critério corresponde a 30% da nota final. Por fim, são avaliadas ainda a infraestrutura e instalações (15%). Para os cursos com nota inferior a 2, podem ser aplicadas medidas administrativas, entre elas a suspensão de novos vestibulares, como aconteceu desta vez.

Doze faculdades pernambucanas – a maioria no Recife – estão na lista do MEC. Pelo menos seis delas prometem recorrer da decisão e brigar na Justiça, caso necessário, para que novas turmas dos cursos sejam abertas no próximo ano. Também prometem melhorias para garantir a qualidade do ensino oferecido aos universitários.

A Faculdade de Ciências Humanas Esuda é uma das que teve o curso de administração questionado. Por nota, a instituição afirmou desconhecer a decisão do MEC, e disse que manterá o funcionamento normal e seleção. A Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) alegou que as graduações oferecidas “registram melhoria contínua em todos os aspectos avaliados”. Informou, porém, que está ciente da necessidade de uma atenção ainda mais especial ao curso suspenso.

A Faculdade Santa Helena não poderá realizar novo vestibular para ciências contábeis e administração. A instituição pontuou que medidas possíveis estão sendo tomadas para reavaliação. A Faculdade Salesiana do Nordeste afirmou, em nota, que sempre questionou os critérios de avaliação do MEC. Segundo a assessoria, direito teve conceito 3, em 2012. Administração teve conceito 4, em 2011. Ambos os cursos, porém, foram suspensos. “A direção vai aguardar a notificação do MEC para adotar
medidas cabíveis”, completou.

A Faculdade Europeia de Administração e Marketing, em Jaboatão dos Guararapes, comunicou que não foi oficialmente informada pelo MEC. Disse que está tomando as providências legais para a anulação da decisão. Já a Faculdade Metropolitana do Recife, cujo curso de publicidade e propaganda foi suspenso, disse que o caso está sob análise. A Faculdade Luso-Brasileira, em Carpina, também recorrerá da decisão. As outras instituições não se pronunciaram.

Saiba mais
FACULDADE    CURSO
Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras de Caruaru      ciências contábeis     
Escola Superior de
Relações Públicas (Recife)     secretariado executivo     
Faculdade de Ciências
Humanas Esuda (Recife)      administração    
Escola Superior
de Marketing (Recife)      publicidade e propaganda     
Escola Superior
de Marketing (Recife)      administração     
Faculdade José Lacerda Filho
de Ciências Aplicadas (Ipojuca)     ciências contábeis    
Faculdade Santa Helena (Recife)      administração     
Faculdade Salesiana
do Nordeste (Recife)      administração     
Faculdade Salesiana
do Nordeste (Recife)     direito     
Faculdade Luso-brasileira (Carpina)      ciências contábeis     
Faculdade Europeia de
Administração e Marketing (Jaboatão)      administração 
Instituto de Ensino Superior de Olinda     direito     
Faculdade Santa Helena (Recife)      ciências contábeis    
Faculdade Metropolitana
da Grande Recife (Jaboatão)      publicidade e propaganda 
Faculdade Integrada
de Pernambuco (Recife)      administração 

Fonte: MEC

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »