[an error occurred while processing this directive] Debatedores destacam troca da dívida dos clubes por formação de atletas | Brasil: Diario de Pernambuco
Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Esportes » Debatedores destacam troca da dívida dos clubes por formação de atletas

Agência Câmara

Publicação: 04/12/2013 20:41 Atualização:

A troca de 90% de parte da dívida dos clubes de futebol pela formação de atletas foi um dos destaques da audiência desta quarta-feira da comissão especial que analisa o Proforte.

O Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos está previsto em um projeto de lei (PL 6753/13, do deputado Renan Filho (PMDB-AL) que, entre outras medidas, reestrutura a dívida dos clubes.

Depois de consolidada a dívida, a proposta concede um desconto de 40% sobre multas e juros. O restante poderá ser parcelado da seguinte forma: 10% deverão ser pagos em dinheiro, em 240 meses; e os demais 90% pagos com certificados do Tesouro. São esses certificados que os clubes podem obter por meio do oferecimento de bolsas de formação de atletas ou por meio de investimentos em infraestrutura.


O deputado Romáirio é contrário a qualquer tipo de anistia das dívidas dos clubes esportivos.
O deputado Romário (PSB-RJ) discorda dessa troca da dívida por formação de atletas e sugeriu que a comissão encontre outros caminhos para ajudar os clubes.

"Eu sou totalmente contra qualquer tipo de anistia, de perdão. Eu acredito que nós aqui dessa comissão junto com o governo federal temos que encontrar fórmulas”, afirmou o parlamentar.

“Por exemplo Timemania e quem sabe também a própria Mega-Sena, e que eles possam cumprir aquilo que está dentro da lei, e através desse recebimento possa a vir a ser uma forma desses clubes pagarem 100% das suas dívidas", acrescentou.

Abatimento da dívida
Já o presidente do Botafogo de Ribeirão Preto, Gustavo Assed, defende a manutenção do abatimento de 90% da dívida. “Para que o clube invista o dinheiro dele, que já é parco, que já é restrito, em formação de atletas olímpicos, ele precisa de uma contrapartida. Pelo menos conseguindo abater um débito que ele agora tem. Se deixar 100% de refinanciamento para o clube pagar, ele não vai ter saúde financeira alguma para poder investir em esporte olímpico."

Revisão da Timemania
Além da reestruturação das dívidas, os representantes dos clubes da séries B, C e D defenderam a discussão de pontos como a revisão da Timemania que, conforme sustentam, não cumpriu seu papel de ajudar o futebol.

Empresários de atletas
Os dirigentes também sugeriram uma regulamentação para a atuação dos empresários dos atletas e reclamaram das ações trabalhistas e do calendário.

Segundo o representante do Paraná Clube, Giovani Linke, muitos times do interior do estado têm calendário de apenas 3 meses, deixando a estrutura ociosa durante o resto do ano.

Reformular o futebol
O deputado Vicente Cândido (PT-SP) participou ativamente da elaboração do Proforte e é autor do requerimento para a audiência. Ele observa que novos encontros com dirigentes dos clubes estão previstos e avalia que o País não pode perder o momento de reformular o futebol.

"Se passar pela Copa do Mundo, passar pelas Olimpíadas e não deixar legados e materiais, nós podemos pagar muito caro por isso depois”, afirma o deputado.

“Essa é uma primeira etapa do debate, tem que entrar televisão, tem que entrar Lei Pelé e um monte de outros debates, mas vamos aqui, um por vez, para que a gente possa dar conta de pelos menos algumas tarefas que, neste momento, são mais prioritárias", destacou Cândido.

Bom Senso FC
A comissão especial do Proforte tem nova reunião marcada para a próxima terça-feira (10). Foram convidados para o debate representantes do movimento Bom Senso FC, que conta com a participação de mais de mil jogadores e defende, entre outras coisas, a diminuição da quantidade de jogos por temporada.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »