BikePE Serviço de "bike boy" em pleno crescimento no Recife Empresas que propõem uma alternativa mais sustentável aos motoqueiros se espalham pela capital

Por: Carolina Braga

Publicado em: 10/07/2014 16:26 Atualizado em: 11/07/2014 10:22

Arion Santos, Jonathan Alves e Hugo Gomes trabalham como bike boys na Ecolivery. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Arion Santos, Jonathan Alves e Hugo Gomes trabalham como bike boys na Ecolivery. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Você sabe quem são os "bike boys"? Os ciclistas, que também são conhecidos como bike couriers ou bike messengers, trabalham realizando entregas e transporte de encomendas. Pedalando, eles estão ocupando cada dia mais a cidade e mostrando os benefícios que este tipo de serviço oferece. Além da pegada ecológica, já que a bicicleta não solta gases poluentes e não utiliza combustível, há os benefícios sociais, como a diminuição dos congestionamentos no Recife e o incentivo do respeito ao ciclista.

Na capital, algumas empresas realizam serviços de bike delivery, ou seja, entrega de produtos, documentos e até convites ou exames utilizando a bicicleta como meio de transporte. A maioria delas atua com o ativismo ciclista.

Bike boy há cerca de um mês, o designer Gilberto Martins Junior realiza entregas na empresa delivery Z.ciclo. Em alguns dias de trabalho ele chega a percorrer até 70 quilômetros de bicicleta. A maior vantagem, segundo ele, é unir o trabalho com o prazer de pedalar. “O dia a dia é complicado, pois muitos carros ainda não sabem nos respeitar, então, tiram ‘finos’ e buzinam. O segredo é levar tudo com bom humor”, conta. “O trabalho é legal também porque posso organizar meu tempo de acordo com as demandas e acabo conseguindo ter tempo livre para me dedicar a outros projetos.”

A magrela de Gilberto, ou Giba, como é chamado pelas colegas de trabalho, foi montada peça por peça para se adequar ao uso dele. Ele mesmo faz a manutenção. “É importante utilizar bicicletas com baixo custo de manutenção para o serviço de entregas e próprias para as demandas dos clientes”, afirma uma das sócias da empresa, Mayra Marcelino.

"O dia a dia é complicado, pois muitos carros ainda não sabem nos respeitar", diz o bike boy Gilberto Martins Júnior. Foto: Carolina Braga/Esp DP/D.A Press
"O dia a dia é complicado, pois muitos carros ainda não sabem nos respeitar", diz o bike boy Gilberto Martins Júnior. Foto: Carolina Braga/Esp DP/D.A Press

Praticamente recém-inaugurada, a Z.ciclo Entregas mantém clientes fixos e independentes. “Mostrar que ciclistas podem trabalhar pedalando é também agir em favor do respeito a este modal”, fala a também sócia, Maria Escorel. “Além das vantagens sociais e econômicas, há o bem estar à saúde do próprio ciclista, com a prática de atividades físicas e aproximação maior com a cidade e com as pessoas”, diz outra sócia, Jhenifer Galvão.

Em agilidade e tempo de locomoção, os bike boys não perdem nada para os motoboys. “Com o trânsito caótico da cidade, o uso da bike está no auge”, diz o sócio diretor da Ecolivery, Hugo Gomes. “Com pouco menos de seis meses no mercado, a empresa já está tendo lucro e a aceitação das pessoas é muito boa, principalmente pela questão ideológica. A grande diferença do serviço é pensar na questão ambiental, no uso da bike com responsabilidade social, participando ativamente do trânsito no Recife sem prejudicá-lo”, completa.

Vantagens
Uma das empresas que utiliza o serviço da Ecolivery é a loja d.uas Design, localizada no bairro de Casa Amarela. De acordo com Marina Viturino, uma das sócias do local, junto com a amiga Lia Tavares, o público da loja valoriza as questões de mobilidade urbana e sustentabilidade. “A bicicleta, além de uma forma inteligente de se locomover pela cidade, é uma alternativa para colaborar com o meio ambiente e contribuir com a melhoria do trânsito. Portanto, quando entregamos um produto de maneira responsável, estamos atendendo às expectativas do nosso público e agregando valores à nossa marca.”

As vantagens ultrapassam as questões ambientais e também afetam diretamente o bolso das clientes. “Temos hoje uma economia de quase 50% em relação ao serviço de motoboys. Mas ainda que os valores dos serviços fossem equivalentes, o benefício para cidade é enorme, e continuaria sendo uma alternativa para a entrega de nossos produtos”, conclui.

A loja d.uas Design, localizada no bairro de Casa Amarela, começou a usar o serviço de bike boys para entregas. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
A loja d.uas Design, localizada no bairro de Casa Amarela, começou a usar o serviço de bike boys para entregas. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O baixo custo é um dos principais motes também da Recibike, empresa que funciona há pouco mais de sete meses, criada por conta do gosto dos fundadores em pedalar, eles garantem que fica mais barato para os clientes e para a empresa usar a bike.“Para as empresas que tem entregas rotineiras o lucro aumenta. Os preços de motoboys são mais caros. Vou dar um exemplo, o valor do motoboy fica em R pelos serviços fixos, os nossos serviços fixos ficam em R$ 484 ou R$ 704”, explica o fundador da empresa, Felipe Barbosa. Ainda de acordo com Felipe, a única desvantagem do serviço é a longa distância. Um percurso longo até a cidade de Paulista ou Jaboatão, não é viável para os bike boys.

Saiba como e onde encontrar empresas de bike delivery

Z.ciclo entregas

Com o mote de facilitar a vida de quem estar com pressa, a empresa realiza serviços de retirada, entrega e transporte de encomendas, como documentos, convites, projetos e conta. Tudo isso utilizando veículos não motorizados. As entregas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e podem ser feitas em bairros das Zona Norte, Oeste, Sul e no centro do Recife.
Telefone: 9744-9979
Facebook: https://www.facebook.com/Zcicloentregas/
E-mail: zcicloentregas@gmail.com

Ecolivery
O serviço trás consigo uma filosofia de responsabilidade ambiental e social. Há três tipos de entregas que podem ser realizadas na loja: o ciclista fixo em determinada empresa durante o dia, pessoas jurídicas podem solicitar serviços ou pessoas físicas podem pedir entregas de presentes, convites ou exames. Neste último, os preços podem variar de R a R, depende da distância e da urgência. O horário de entregas vai das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o escritório funciona das 8h às 18h.
Telefone: 4112-0616
Site: http://ecolivery.com.br
Facebook: https://pt-br.facebook.com/ecolivery
E-mail: contato@ecolivery.com.br

Recibike
O horário de atendimento da empresa, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os pontos de entrega vão da Zona Norte a Zona Sul da cidade. Também podem haver entregas nos finais de semana, caso seja agendado com antecedência. A Recibike realiza dois tipos de entregas: o Bike fixo, quando o ciclista fica integralmente na empresa e faz todas as entregas necessárias, e as entregas avulsas, nas quais basta ligar para o Recibike e agendar alguma corrida.
Telefone: 8459-4042
Site: http://recibikepe.wix.com/recibikeentregas
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Recibike-Entregas/808620789165940?ref_type=bookmark
E-mail: recibike@hotmail.com



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.