Som para pedalar Músicas que compõem a trilha sonora ideal para um passeio de bicicleta As pedaladas podem assumir sentidos diferentes de acordo com o som que estiver rolando nos fones de ouvido

Por: Camila Almeida - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/01/2014 15:44 Atualizado em: 03/02/2014 12:11

Músicas mais calmas ou mais agitadas, nacionais ou estrangeiras, tanto faz. A seleção só depende do seu gosto e humor na hora de colocar a bike pra rodar. Perguntamos a algumas pessoas o que elas mais gostam de ouvir quando estão pedalando e que poder a música tem sobre elas no momento do exercício. Também fomos atrás de alguns DJs da cidade e pedimos para que montassem a playlist ideal para uma bicicletada. Aproveitem o passeio!

Malu Donanzan usa a bicicleta diariamente e seleciona uma playlist para cada estado de espírito (Foto: Cristiane Silva/DP/D.A Press)
Malu Donanzan usa a bicicleta diariamente e seleciona uma playlist para cada estado de espírito (Foto: Cristiane Silva/DP/D.A Press)

A empresária Malu Donanzan, 27, começou a pedalar com regularidade há três anos e não desgruda da bicicleta. Mora no bairro de Boa Viagem e, todos os dias, vai para a academia de bike; às vezes, também aproveita a empolgação para ir ao trabalho. Nos fins de semana, também usa a bicicleta quando vai à praia ou quando passeia pelo bairro à noite. E já assumiu o transporte como filosofia de vida e de vivência do espaço. “Em viagens, eu sempre pedalo pelas cidades por onde passo, acho que é uma das melhores formas de conhecer lugares novos”, conta Malu. Assim, como a bike, a música está presente em boa parte do dia da empresária, que dirige uma produtora especializada em conteúdo digital e começou a botar som em algumas festas da cidade.

A combinação de pedais e fones de ouvido gera sons diferentes dependendo do momento. “Minha playlist depende de tudo: do dia, do humor e do tempo que tenho. Quando não estou com pressa, gosto de pedalar mais tranquilamente, escutando uns sons mais calmos. Quando estou com pressa e, consequentemente, pedalo mais rápido, eu boto músicas mais enérgicas, que ajudam incrivelmente a pedalar forte e manter o ritmo”, explica. Os ritmos favoritos da vez são indie rock, rap e música eletrônica.

#top3:
1. Theophilus London - Why Even Try
2. Disclosure - F For You
3. Foxygen - Shuggie

Hallina ainda é iniciante nas pedaladas, mas sempre que sai com a bike leva junto o celular e os fones de ouvido (Foto: Cristiane Silva/DP/D.A Press)
Hallina ainda é iniciante nas pedaladas, mas sempre que sai com a bike leva junto o celular e os fones de ouvido (Foto: Cristiane Silva/DP/D.A Press)


Hallina tem 33 anos, é designer gráfica e ilustradora. Aprendeu a andar de bike há três anos, mas penou para aprender. “Foi bem difícil conseguir me equilibrar em cima de uma bike aos 30 anos, levei muito estouro e ainda levo”, ri. Enquanto ciclista iniciante, se sente muito desprotegida no trânsito do Recife, por isso, evita usar a bike como meio de transporte. “Acabo mesmo usando só no fim de semana, por lazer”.

Ao invés de preparar playlists para as pedaladas, Hallina gosta de deixar albúns inteiros rolarem. Geralmente, escolhe um ou dos discos para embalar o passeio, sem muita regra para a seleção. “O último que ouvi foi o novo da Bixiga70, que tem um balanço massa pra ouvir na bike. Dou preferência para as animadinhas, da tropicália ao punk rock, do mangue ao dub”. Os discos mais reincidentes nas pedaladas da designer são Silêncio no Brooklyn (Jorge Ben), Estudando o samba (Tom Zé), Lust for life (Iggy Pop), Mundo Livre S.A. Vs Nação Zumbi, A History of Now (Asian Dub Foundation), Avante (Siba) e The Next Day (David Bowie).

#top3:
1. Tom Zé - Tô
2. Iggy Pop - Lust for Life
3. Jorge Ben Jor - A Jovem Samba

O cantor Silvério Pessoa aproveita o tempo livre que tem com a bike para ouvir música, coisa que adora, mas não tem tempo em casa (Foto: Cristiane Silva/DP/D.A Press)
O cantor Silvério Pessoa aproveita o tempo livre que tem com a bike para ouvir música, coisa que adora, mas não tem tempo em casa (Foto: Cristiane Silva/DP/D.A Press)


O cantor e compositor Silvério Pessoa aprendeu a andar e a pedalar quase na mesma idade. Cresceu andando de bicicleta pelo subúrbio e era um jeito de se deslocar muito natural na infância e adolescência. Tanto que atingiu a maioridade e nem aprendeu a dirigir, “Nem carteira de motorista eu tenho”, admite. Mas, hoje, morando no bairro de Casa Forte, não consegue assumir a bike como meio de transporte. “A estrutura do Recife ainda é muito precária e os motoristas não têm atitude solidária com os ciclistas”, lamenta o cantor. “Eu uso minha bike para lazer, por prazer”. Vai à academia pedalando e, às vezes, ao ensaio. A música, no percurso, serve de trilha sonora, combinando o som com as paisagens. Apesar de trabalhar com música, não consegue arrumar tempo para ouvir em casa.

Acaba aproveitando o tempo que tem pedalando para ficar por dentro dos lançamentos. Mas também adora selecionar músicas apropriadas para o momento, que deem energia – e foge da música eletrônica. “Eu tenho uma playlist massa pra pedalar: Instigado”, ri. “No player, tenho capacidade para 180 GB de músicas, então, tem de tudo lá, é só escolher o que der vontade. Meus favoritos são os Beatles”, escolhe.

#top3:
1. Paul McCartney - Save Us
2. Pearl Jam - Lightning Bolt
3. A Perfect Circle - 3 Libras



Abaixo, confira as playlists ideais para pedalar preparadas por alguns DJs da cidade especialmente para o Pernambuco.com.  

DJ Lala K
Produz e toca nas festas Odara Ôdesce, projeto de música brasileira, e Sem Loção

01. Hot Chip - Sexual Healing
02. Metronomy - I'm Aquarius
03. Daft punk - Fragments of Time (feat. Todd Edwards)
04. No Porn - Xingu
05. Disclosure - Help Me Lose My Mind (Original Mix)
06. Solange - Losing You
07. N.E.R.D - She Wants To Move
08. Mark Ronson Ft. The Daptone Horns - God Put A Smile Upon Your Face
09. Gino Soccio - Try It Out
10. Calvin Harris - Merrymaking at My Place
11. Goldfrapp - Slide In

DJ Thikos (Thiago Soares)
Da festa Maledita (Golarrolê) e professor de Comunicação da UFPE


1. The Roots featuring Erykah Badu - You Got Me
2. Madonna - Nothing Fails
3. Macy Gray featuring Erykah Badu - Sweet Baby
4. Whitney Houston - All the Man that I Need
5. Whitney Houston - Sometimes
6. Backstreet Boys - Quit Playing Games with My Heart
7. Rihanna - Take a Bow
8. Mariah Carey - Vision of Love
9. Christina Aguilera - Impossible
10. Everything but the Girl - Single
11. No Doubt - Don't Speak
12. Justin Timberlake - Mirrors
13. Ariana Grande - Honeymoon Avenue
14. Pink - Who Knew
15. Lykke Li - I Follow Rivers

DJ 440
Agitador cultural e produtor das festas Terça do Vinil, Vinil em Brasa, Reunião da Bacana, Baile Tangolomango e A Noite dos Djs Maliciosos

1. Chico Science - A Cidade
2. Brazuca Groove - Drum Cuica N Bass
3. DJ Marcelinho da Lua - Pode me chamar
4. Simonal - País Tropical / Vamo Simbora
5. Mo'Horizonrts - Hit The Road Jack
6. Thiago Correa - Bruno Mars vs Black Eyed Peas
7. Hockey - Too Fake
8. Gnarls Barkley - Going On
9. Daft Punk - Around The World
10. Antony Santos - Vete
11. Agape ft. Nadia Harris - She Really Likes It
12. Rita Indiana & Los Misterios - El Juidero
13. Anthony B - Dem Can't Stop We From Talk (Bleepolar's Bogota Cumbia Remix)
14. Badboe - One Of Those Days (Original Mix)
15. The Wiseguys - Ooh La La
16. Beastie Boys - Intergalactic
17. The Beatnuts - Let's Git Doe ft. Fatman Scoop

DJ Allana Marques
Produtora cultural à frente dos selos Golarrolê e Go! Elephants


1. Phoenix - Lisztomania (Aeroplane Remix)
2. Two Door Cinema Club - Something Good Can Work (The Twelves Remix)
3. Flight Facilities - Crave You
4. Breakbot - Baby I'm yours
5. Disclosure - Latch
6. Pharaohs ft. Roses Gabor - SBTRKT
7. Metronomy - The Bay
8. Miami Horror - Music Sounds better with you
9. Hey Champ vs. Database - Beaches and Friends
10. Miami Horror - Holidays
11. Friendly Fires - Skeleton Boy
12. The Rapture - I need your love
13. New Order - Crystal
14. Disclosure - When the fire starts to burn
15. The Rapture - How deep is your love
16. The Greeks - Is Tropical
17. Brian Eno - MGMT



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.