Campanha Prefeitura de São Paulo lança campanha educativa sobre ciclistas Peças publicitárias divulgam comportamento adequado para ciclistas e motoristas

Publicado em: 12/08/2013 13:03 Atualizado em: 12/08/2013 13:14

A Prefeitura da cidade de São Paulo lançou nas redes sociais vídeo educativo sobre a priorização dos ciclistas nas vias da cidade. Na campanha, o motorista é orientado a reduzir a velocidade e a ultrapassar apenas ao abrir distância de 1,5m do ciclista. Para os ciclistas, a orientação é estar sempre atento a sinalização e à movimentação das ruas.

O uso de equipamentos de segurança também é estimulado e ciclistas são retratados com e sem capacete -- ressaltando que o o uso é indicado, mas não é obrigatório nas cidades brasileiras. Os equipamentos de segurança obrigatórios segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são a campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor.



No vídeo disponibilizado no canal oficial da Prefeitura, é ressaltado que a rua é um espaço para todos e que o espaço deve ser compartilhado com segurança entre os modais. Outro detalhe importante da campanha é que ciclistas são retratados como cidadãos comuns: há ciclistas com roupa de lazer e trabalho, realizando transporte de carga e também transportando criança no veículo. O projeto educativo também mostra imagens de ciclistas ocupando a faixa inteira da via quando necessário, não apenas o bordo da pista.

Desde domingo (11), a campanha oficial é veiculada em comerciais televisivos. O segmento ciclístico é parte de projeto mais amplo com o título de "A São Paulo que a gente quer", que anteriormente produziu material sobre os recém-criados corredores de ônibus.

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