Escolha inteligente Incentivo? Famosos aderem às bikes Conheça celebridades que podem incentivar o uso da bicicleta a partir de seus próprias atitudes

Publicado em: 09/08/2013 12:00 Atualizado em: 09/08/2013 12:44

Substituir o carro pela bicicleta e pelo transporte público é uma bandeira levantada por uma parte cada vez maior da população. Cicloativistas, especialistas em mobilidade urbana, cidadãos que querem economizar tempo e dinheiro – o grupo é distinto, mas unânime quanto aos benefícios de utilizar o pedal como meio de transporte. Além destes grupos, famosos também têm mostrado interesse no veículo e divulgado essa forma mais saudável e sustentável de locomoção. Conheça alguns casos:

David Byrne é conhecido por seu cicloativismo. Foto: Reprodução (Reprodução)
David Byrne é conhecido por seu cicloativismo. Foto: Reprodução
David Byrne – Um dos mais conhecidos divulgadores da bicicleta como meio de transporte, David Byrne possui dedicação admirável para as questões de mobilidade. Autor do livro Diários de Bicicleta, o músico escocês tem utilizado a bicicleta como seu principal modal de transporte desde os anos 80. Morador de Nova York, ele fez parte da produção de diversos bicicletários em formatos originais, instalados na cidade em 2008. Quando viaja, David sempre leva consigo uma bicicleta dobrável. Ele é conhecido por afirmar que sobre duas rodas a percepção sobre os locais em que se passa é muito mais orgânica e dinâmica do que dentro de carros.

A cantora cruzou a Brooklyn Bridge, trajeto muito utilizado por ciclistas de Nova York. Foto: Reprodução/Instagram (Reprodução/Instagram)
A cantora cruzou a Brooklyn Bridge, trajeto muito utilizado por ciclistas de Nova York. Foto: Reprodução/Instagram
Beyoncé - A cantora Beyoncé publicou no Instagram fotos de sua pedalada até a tradicional arena Barclays Center, onde ela realizou seu último show no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York. As imagens rapidamente circularam a rede, com sites especializados em ciclismo dando grande destaque à atitude da cantora. As páginas no Twitter de Políticos e do Departamento de Transporte de NY também repercutiram a publicação de Beyoncé.

Dave Matthews pedalava quando sua bicicleta quebrou. Uma fã que possuía um "bike rack" no carro deu carona para o músico. Foto: Reprodução (Reprodução)
Dave Matthews pedalava quando sua bicicleta quebrou. Uma fã que possuía um "bike rack" no carro deu carona para o músico. Foto: Reprodução
Dave Matthews - O frontman da Dave Matthews Band também utiliza a bicicleta como meio de transporte e lazer. Antes de um show na cidade de Hershey, na Pensilvânia, Estados Unidos, o cantor pedalava sozinho quando sua bike quebrou. Dave não havia levado seu celular para o passeio, então precisou pegar uma carona com uma fã para o local do show.

Agora Raí é adepto das bicicletas e do transporte público. Foto: Reprodução (Reprodução)
Agora Raí é adepto das bicicletas e do transporte público. Foto: Reprodução
Raí de Souza - Trocar o carro por uma bicicleta é uma escolha cada vez mais frequente. O ex-jogador de futebol Raí, como explica em artigo ter uma vida mais saudável. Segundo ele, a ideia surgiu após morar em Londres por um ano e utilizar apenas meios “alternativos” de locomoção. Agora, de volta no Brasil, Raí se locomove de bicicleta, táxi, caronas e transporte coletivo, e afirma se sentir muito mais feliz e disposto. Ele também alerta às pessoas de como o carro ainda é visto como um símbolo de status e incentiva outros brasileiros a escolherem caminhos mais sustentáveis.



TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.