• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Aluguel Mais 15 bikes a cada mês Sistema compartilhado do modal começou a operar ontem e será concluído até setembro, com 70 estações na RMR

Publicado em: 24/05/2013 09:21 Atualizado em: 24/05/2013 11:57

Nando Chiappetta/DP/DA Press
Nando Chiappetta/DP/DA Press
Quinze novas bicicletas de aluguel serão disponibilizadas a cada mês na Região Metropolitana do Recife . O sistema intermunicipal de compartilhamento do modal, o Bike PE, que iniciou a operação ontem no Recife, seguirá um cronograma de expansão para chegar às zonas Norte, Oeste e Sul da capital e aos municípios de Jaboatão e Olinda. Depois das oito primeiras estações terem sido lançadas, as próximas a entrarem em funcionamento serão a do Cinema São Luiz, hoje, e da Praça Maciel Pinheiro, amanhã. Até a primeira quinzena de junho, outras 10 unidades estarão funcionando no Centro da capital. A implantação das 70 estações do programa será concluída até setembro.

Os bairros a receberem as 100 primeiras bicicletas foram Boa Vista, Santo Antônio e São José. Na segunda etapa, o primeiro deles voltará a receber outras 10 estações, complementando o circuito do Centro. Na mesma fase, o entorno do Centro Histórico de Olinda também terá as cinco estações da cidade. Em julho, será a vez dos bairros de Boa Viagem e Pina, cujos pontos de bike serão localizados, prioritariamente, na orla e no entorno. Serão 20 módulos para a região.

As cinco estações de Jaboatão também fazem parte da terceira etapa do Bike PE. Elas ficarão localizadas na orla e nas duas avenidas paralelas (Bernando Vieira de Melo e Ayrton Senna da Silva). A expansão para as zonas Norte e Oeste do Recife, em bairros como Espinheiro, Graças e Cordeiro, será a última parte. “Fizemos uma pesquisa na qual foram levadas em consideração a composição comercial, a estrutura viária e as atrações turísticas de cada área. Depois, limitamos raios de 300 metros para demarcar o local exato de cada estação”, explicou o presidente da Serttel/Samba, responsável pela operação do serviço, Ângelo Leite.

A quantidade de bicicletas em cada zona, previamente definida, poderá mudar com estudos técnicos. O serviço ficará disponível das 6h às 22h, diariamente, permitindo percurso de 30 minutos com 15 de intervalo. “Em quatro meses conseguimos concretizar o Bike PE. Sabemos que 13% da população da RMR são usuários da bicicleta, por isso integramos os municípios e oferecemos a possibilidade ao 1,5 milhão de usuários do VEM”, detalhou o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.

Local das estações

Já em funcionamento
:

Parque 13 de Maio
Faculdade de Direito do Recife
Praça da República
Praça da Independência (Diario)
Rua Nova
Casa da Cultura
Forte das Cinco Pontas
Mercado de São José

Funcionamento a partir de hoje:

Cinema São Luiz

Funcionamento amanhã:

Praça Maciel Pinheiro




TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.