• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Distância necessária Um metro e meio é essencial Grupo de coletivos faz série de vídeos que explica a necessidade do 1,5m

Por: Laís Araújo - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/04/2013 22:10 Atualizado em: 30/04/2013 15:50

O artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro determina que veículos motorizados devem guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros – o famoso 1,5m – ao passar ou ultrapassar uma bicicleta. Apesar disso, quem trafega de bike pelas cidades sabe que muitos motoristas tiram a famosa “fina”, que pode fazer o ciclista se desequilibrar e causar sérios acidentes. Com esse foco e com São Paulo como plano de fundo, o grupo Ciclo Liga, formado pelos coletivos Bike Anjo, Coletivas, Vá de Bike e CRU, lançou a série de vídeos “Um metro e meia: a distância que aproxima”.

O primeiro vídeo lançado, atualmente com quase 40.000 acessos, mostra como a convivência entre bikes e carros pode ser pacífica caso a distância seja respeitada, além de tratar das punições que podem ser enfrentadas por motoristas que descumprem este artigo e reforçar que o trânsito das cidades não é causado pelo ciclista. No segundo, a Cicloliga fala sobre os motivos de pouquíssimas multas serem aplicados a motoristas que desrespeitam a lei, apesar dos grandes riscos gerados a quem pedala.

Confira:


 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.