:: Diario de Pernambuco - Política, Brasil, Economia, Mundo, Vida Urbana, Esporte Total, Viver ::
Pernambuco.com
Politica
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
As duas agendas de Eduardo em Brasília
Impasses // Governador vai tratar dos destinos administrativo da Chesf e político de Ciro Gomes


O governador Eduardo Campos (PSB) cumpre hoje, em Brasília, agendas administrativa e política. Na pauta, divulgada ontem pela assessoria de imprensa do socialista, consta apenas o compromisso de discutir com o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o destino da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Amaral nega que PSB dependa de aval de Lula para definir candidatura de Ciro. Foto: Ricardo Stuckert/PR - 22/2/07
Mas, numa conversa por telefone com o primeiro vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, o Diario apurou que, nos bastidores, Eduardo vai assumir o papel de presidente nacional do partido para tratar da polêmica sobre uma eventual candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República.

"A gente não tem nada definido. Tudo é possível"
Eduardo Campos sobre candidatura de Ciro

No encontro com o ministro, previsto para as 16h30, o governador vai discutir um problema de ordem interna. Ele, na verdade, vai tentar recuperar a posição de protagonista na luta em defesa da autonomia da Chesf. Na última segunda-feira, no ato de protesto promovido por políticos e funcionários contra à subordinação da empresa à Eletrobras, os oposicionistas cobraram um postura mais contundente do governador. O socialista, então, apressou-se para articular uma conversa com Márcio Zimmermann e demais governadores do Nordeste.

Ontem, Eduardo conversou, por telefone, com o presidente Lula (PT) a quem pediu que intermediasse o encontro dele com o ministro. Oficialmente, segundo a assessoria do governador, os dois trataram apenas do impasse da Chesf. O tema Ciro Gomes teria ficado de fora. O destino político do deputado é um assunto delicado entre os socialistas. Roberto Amaral, por exemplo, confirmou a reunião de hoje com Eduardo Campos, mas não quis dizer nada que pudesse atrapalhar as articulações políticas do partido. "Não posso falar agora", ponderou. Ele adiantou, apenas, que o deputado Ciro Gomes não estará presente à reunião.

Amaral também negou a versão de que o PSB depende de um entendimento com Lula para decretar o fim do sonho de Ciro Gomes de concorrer à sucessão presidencial. "Essa decisão é exclusivamente nossa", garantiu. Eduardo Campos, por sua vez, continua alimentando o suspense emtorno da permanência do aliado na disputa. "A gente não tem nada definido. Tudo é possível", afirmou na última segunda-feira. Ontem à noite, o governador cumpriu agenda administrativa em São Paulo. Antes, ele esteve no Rio de Janeiro, onde assistiu à missa em memória do tio (Carlos Augusto Arraes), falecido em 25 março. Já Ciro Gomes chegou a Brasília no final da tarde. O socialista, de acordo com assessores, passou o feriado da Semana Santa em Fortaleza.

Ciro fica até maio

"Até maio, a gente resolve essa situação, mas eu continuo e sou candidato a presidente", declarou Ciro Gomes em matéria reproduzida ontem na sua página virtual. Em entrevista ao portal da TV Jangadeiro, lamentou o fato de "boa parte" da mídia nacional está apostando na sua desistência da corrida presidencial. Questionado se poderia fazer algum tipo de acordo com José Serra, por estar magoado com o PT, que não vê com bons olhos seu desejo de disputar a sucessão de Lula (PT), o socialista foi enfático: "é mais fácil o boi voar". Ciro disse que o seu desejo é derrotar Serra e não escondeu o temor da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, perder para o tucano.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de quarta-feira, 7 de abril de 2010 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco

Índice | Ed. anteriores | Versão Flip | iPad | História | Acervo
Inf. comerciais | Assine Já | Clube Diario | Leitor do futuro
Superesportes | Admite-se | Lugar certo | Vrum | Expediente

Associados-PE Aqui PE Rádio Clube FM PE Rádio Clube AM PE TV Clube PE Pernambuco.com Admite-se PE Lugar Certo PE VRUM PE