:: Diario de Pernambuco - Política, Brasil, Economia, Mundo, Vida Urbana, Esporte Total, Viver ::
Pernambuco.com
Politica
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Água para 1,5 milhão de pessoas



A Adutora do Agreste levará água do projeto da transposição do rio São Francisco para 1,5 milhão de pessoas que residem na Região do Agreste e ainda atenderá alguns municípios do Sertão. Um termo de compromisso assinado em dezembro de 2009 pelo governador Eduardo Campos (PSB) e o secretário estadual de Recursos Hídricos e presidente da Compesa, João Bosco de Almeida, com o Ministério da Integração Nacional garantiu a execução da obra.

O próximo passo será uma audiência pública, no município de Caruaru. O encontro, marcado para o próximo dia 16, contará com a presença do governador. Os 62 prefeitos dos municípios beneficiados pela obra também estão sendo convocados.

Segundo o secretário João Bosco de Almeida, a obra terá uma duração total de quatro anos e será executada em quatro etapas. A conclusão do primeiro lote deverá ocorrer num prazo de seis meses Neste período serão construídas a estação de tratamento de água e as adutoras que irão abastecer os municípios do Agreste Central e Setentrional, a exemplode Pesqueira e Pedra. O segundo lote envolve a elaboração do projeto de implantação das adutoras de Jataúba e Lagoa do Ouro. No cronograma das outras duas fases da obra estão a construção das adutoras nas cidades de São Caetano, Bonito e Gravatá.

"Nosso maior objetivo é dar sustentabilidade hídrica ao Agreste. Em muitos dessas cidades, os mananciais não suportam a chegada do verão", esclareceu João Bosco de Almeida, acrescentando que o Agreste é a região com menor recursos hídricos no estado. Hoje, o edital para definir o orçamento e o traçado da adutora será publicado em jornais de grande circulação no estado.

A audiência pública, no dia 16, será realizada no Sesc de Caruaru, a partir das 9h. Para a reunião, além dos prefeitos, o governo do estado também está convocando entidades representativas da sociedade. Uma equipe de funcionários da Compesa e da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) está visitando os municípios para explicar à população detalhes da obra. A expectativa é de que o projeto de construção da adutora do Agreste abra um frente de trabalho para os pernambucanos, oferecendo cerca de cinco mil empregos.

Adutora do agreste

62 municípios beneficiados
R$ 15 milhões custo estimado do projeto
R$ 1,5 bilhão orçamento estimado da obra
1,5 milhão de pessoas atendidas
1.100 quilômetros de extensão da obra
junho 2011 previsão para início da obra
fonte de recursos: Ministério da Integração
Nacional e governo do estado


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de sexta-feira, 5 de março de 2010 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco

Índice | Ed. anteriores | Versão Flip | iPad | História | Acervo
Inf. comerciais | Assine Já | Clube Diario | Leitor do futuro
Superesportes | Admite-se | Lugar certo | Vrum | Expediente

Associados-PE Aqui PE Rádio Clube FM PE Rádio Clube AM PE TV Clube PE Pernambuco.com Admite-se PE Lugar Certo PE VRUM PE