Pernambuco.com
Vida Urbana
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Diario Urbano

O mínimo e o necessário

Há uma distância enorme entre fazer o mínimo e buscar fazer o necessário. Quando o assunto é poluição sonora, a Dircon prefere a primeira opção. Senão, vejamos a resposta enviada à coluna:

"A Secretaria de Planejamento Participativo esclarece que desde outubro de 2008 o combate a esse problema vem sendo realizado através da Operação Sossego. Esta conta com a atuação conjunta da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). As equipes atuam em duas regiões da cidade, numa média de atendimento a 50 denúncias por fim de semana, onde são observadas não apenas a questão da poluição sonora, mas também a ocupação indevida de espaços públicos por mesas e cadeiras. De outubro de 2008 a junho deste ano já foram apreendidos cerca de 100 equipamentos sonoros, 1.830 cadeiras e 600 mesas, entre outros artigos. A ação é realizada sempre de sexta a domingo".

Evidentemente, se a Operação Sossego estivesse produzindo resultados ao menos razoáveis, o Ministério Público de Pernambuco não teria terminado o mês de junho recomendando ao órgão responsável pelo controle urbano no Recife que use munição adequada para atingir os infratores, pois a insistência em manter os mesmos métodos e estratégias só serve para abarrotar as mesas dos promotores de procedimentos investigatórios a ser instaurados em função de denúncias. Já passam de 150. Entenda-se munição adequada uma estrutura especial, com pessoal exclusivo e funcionando 24 horas, para combater o problema. Lembremos que o modelo, capixaba de nascimento, foi promessa de campanha do prefeito João da Costa, pinçado do baú de projetos não cumpridos do antecessor, João Paulo.

Novatos sofrem // Servidores recém-empossados nos quadros da Secretaria de Orçamento Participativo, Desenvolvimento Urbano e Ambiental da prefeitura estão odiando o período de estágio probatório (de três anos). Ele tem sido a desculpa preferida dos gestores para justificar o constante atraso na entrega de vales-transporte, que só costumam chegar às mãos dos donos dez dias depois dos salários.

Paciência curta // Diz a Prefeitura do Paulista que dentro de seis meses deve receber R$ os 13 milhões prometidos pelo Ministério da Integração Social para a recuperação da orla marítima do município. Do mesmo jeito que aguarda outros R$ 40 milhões do governo federal para a revitalização do Rio Timbó, ferido de morte pela poluição. Ou seja, más notícias para quem tem paciência curta.

Bem frequentado // A edição regional do Fórum Panrotas, em Pernambuco, só não computa, ainda, a participação do Maranhão e do Piauí entre os estados (do Nordeste) inscritos. Mas, refletindo a importância do mercado local para o turismo do país, o evento registra a presença de grandes centros como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.


Foto: Genival Paparazzi/Divulgação


A Sete de Setembro continua querendo merecer o título de rua mais desmantelada do centro do Recife. E a prefeitura continua contribuindo para que ela chegue lá.

Moral mantido // Ontem, durante o 1º Seminário Ambiental do Salve Maracaípe, movimento que pega no pé do governo do estado exigindo respeito ao meio ambiente no projeto de construção de uma estrada até o povoado, os consultores a serviço da Empetur e da Construtora Gusmão classificaram de "utópicas" algumas das reivindicações dos ambientalistas, como a redução do número de faixas da estrada. Mas não abalaram o moral da tropa.

A caminho // Não vai sair tão barato para a imagem da Empetur - o órgão que executa a política de turismo do estado - e do município a sentença de morte contra árvores do Parque Memorial Arcoverde, tidas como pedras no caminho do Cirque du Soleil. A tenda do circo se arma e um protesto, também, começando pela internet.

Ciscando // As condições das estradas, depois de um longo período de chuva, é a preocupação de interessados em participar do Festival de Inverno de Garanhuns e da Corrida da Galinha, em São Bento do Una (Agreste), que na edição deste ano tem o bem humorado tema Ciscando na crise. O acesso por Belo Jardim costuma ser dos mais precários.

Educação moderna // O Instituto Claro reuniu um time de ponta para discutir novas tecnologias em práticas de aprendizagem, durante a realização do seu primeiro fórum sobre o assunto, dia 6, em São Paulo. O pernambucano Paulo Gileno Cysneiros, da UFPE, estará ao lado de nomes como José Manuel Moran, do Instituto Sumaré de Ensino Superior (SP), e Maria Elizabeth de Almeida, da PUC (SP).

Terra de gigantes // Os jornalistas Thiago Benevides e Ana Carolina Moura conseguiram que o Minc visse com bons olhos o projeto deles de levar a troça carnavalesca Barba Papa de Olinda para o 9º Festival Internacional de Gigantes em Palmela (Portugal). A proposta foi a primeira do Nordeste e a única de Pernambuco a frequentar a lista dos 11 selecionados pelo programa de intercâmbio do Ministério em julho/agosto. A troça e o boneco aterrissam por lá hoje.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de sexta-feira, 3 de julho de 2009 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco
Expediente | Índice geral | Versão Flip | Ed. anteriores | Acervo
Assinaturas | Clube Diario | Leitor do futuro | Signos | História
Cedoc | Informações comerciais | Admite-se | Vrum | Lugar certo

Copyright - DiariodePernambuco.com.br | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização. Fale conosco.