Porto Alegre - As cinco estrelas do Cruzeiro do Sul estampadas na camisa branca e azul de um time de Minas Gerais representarão o Brasil na final da 50ª edição da Copa Libertadores da América contra o Estudiantes de La Plata, da Argentina. O Cruzeiro aproveitou a vantagem de ter vencido o Grêmio por 3 x 1 na primeira partida da semifinal, no Mineirão, e bastou segurar ontem à noite um empate em 2 x 2 no Olímpico, em Porto Alegre, para voltar a disputar a decisão do mais importante título do continente.
Time com melhor campanha na primeira fase da Libertadores deste ano, o Grêmio contava com o fato de jogar em casa para conseguir o objetivo de vencer por três gols de diferença para disputar a final. Mas foi o Cruzeiro quem se saiu melhor no primeiro tempo, com dois gols do atacante Wellington Paulista, aos 34 e 36 minutos. A situação, que já era difícil para o time gaúcho, ficou praticamente impossível: teria que fazer o placar de 5 x 2 para avançar na Libertadores.
Na volta da etapa final, o Grêmio conseguiuempatar o jogo, com gols de Réver, aos nove minutos, e Souza, aos 29, apesar de ter um jogador a menos (Adilson havia sido expulso aos 14). Mesmo vendo o time dando adeus à Libertadores, a torcida gremista cantou e incentivou os jogadores durante todo o jogo.
Para se tornar o único brasileiro na final do torneio, o Cruzeiro bateu dois tradicionais adversários do país na sequência: São Paulo e Grêmio. Pelo quinto ano consecutivo, o Brasil consegue colocar um representante para disputar a taça da Libertadores, um fato inédito na história da competição.
O Estudantes de La Plata ofereceu ontem todas as garantias ao clube brasileiro classificado diante do avanço da gripe AH1N1 no país. Marcelo Malaspina, primeiro vice-presidente do Estudiantes, assegurou que o clube vai garantir "todas as medidas de segurança e higiene necessárias", o que incluiria um possível isolamento.
A imprensa de Buenos Aires divulgou que Grêmio ou Cruzeiro se negariam a viajar para o confronto da próxima quarta por conta da doença - que jáprovocou a saída dos mexicanos Chivas e San Luís nas oitavas-de-final.