Como treinar pessoas de maneira rápida, barata e em diversos lugares ao mesmo tempo? Através da internet. É assim que grandes companhias estão conseguindo, no Brasil e no exterior, deixar os seus profissionais mais qualificados e, melhor, sem gastar muito para isso.
 Selena Fróes, da TIM Brasil, cita o @aula.TIM, um portal com cerca de 240 cursos. Foto: TIM/Divulgação |
Apenas no ano passado, a TIM capacitou cerca de 50 mil funcionários e parceiros em atendimento e vendas em todo o país. Uma multidão de pessoas que significa um aumento de 361% de aulas oferecidas em 2008, além de ganhos consideráveis na produtividade e na qualidade dos serviços.
Para chegar a estes números, a companhia desenvolveu, há cerca de dois anos, o programa @aula.TIM. Na prática, trata-se de um portal personalizado de aprendizagem, pelo qual são disponibilizados mais de 240 cursos sobre os mais diversos assuntos relacionados à empresa. Dos detalhes sobre um plano de telefonia móvel, a informações com relação ao mercado, a dados para melhoria do desempenho pessoal (como otimização do tempo) e a funcionalidades de um novo aparelho. Tudo para deixar os mais de 41 mil membros do site realmente atualizados.
"Esta é uma tecnologia que veio para ficar porque facilita, e muito, o processo de ensino dentro das companhias. Hoje, usamos a ferramenta para qualificar e para acompanhar o desenvolvimento interno. Observamos, entre outras coisas, que cada vez mais diminui os chamados com dúvidas dos funcionários, por exemplo", explica a gerente de desenvolvimento e formação da TIM Brasil, Selena Fróes.
A Intel, gigante na fabricação de chips e processadores para equipamentos eletrônicos, foi uma das primeiras multinacionais a adotar este tipo de gestão. Não apenas para seus funcionários, como para clientes e até profissionais do setor de tecnologia da informação (TI). Uma das ferramentas mais conhecidas diz respeito ao simulador IT Manager Game, que está em sua terceira versão e, basicamente, utiliza um jogo 3D, chamado de ITMG3, para reproduzir e ensinar o dia-a-dia de uma empresa de tecnologia. Um assunto extremamente específico, mas que é tratado com mais facilidade na web.
O sistema já foi lançado em 14 países e em 12 idiomas diferentes, com mais de 20 mil jogadores registrados, na maioria profissionais e estudantes da área, que jogam em média 38 minutos cada um. O IT Manager Game 3.0 é gratuito e pode ser acessado no site
www.nextgenerationcenter.com/email/2404-itmangIII/port/itmgr3.html. Outro portal da empresa voltado para educação é o
www.NextGenerationCenter.com, que disponibiliza informações e cursos bem atuais sobre tecnologia - também totalmente gratuito.
Monte a sua - Para criar um sistema de treinamento próprio, você pode utilizar ferramentas baratas ou até gratuitas de ensino à distância disponíveis na internet. Uma das alternativas diz respeito à plataforma Ensinar -learning on demand, criada pelo laboratório Virtus, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que permite desenvolver aulas com conteúdos multimídia - como chats, videoconferência, vídeos, áudios, imagens e apresentações - que podem ser oferecidas para funcionários e parceirosde uma empresa, por exemplo. Para saber mais, acesse o endereço
www.educacao.biz. (T.M.)