:: Diario de Pernambuco - Política, Brasil, Economia, Mundo, Vida Urbana, Esporte Total, Viver ::
Pernambuco.com
Vida Urbana
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Enem // Água, assunto para o provão
O tema é dado como certo no exame e será abordado pelas disciplinas de química, biologia, física e geografia
Mirella Marques
mirellamarques.pe@diariosassociados.com.br


"A água é um projeto de viver." A frase do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade sintetiza a importância do líquido que já vem sendo chamado de "ouro do novo milênio".

Líquido, que já foi considerado inesgotável, já vem sendo chamado de "ouro do novo milênio" por conta da escassez. Foto: Alexandre Gondim/DP/D. A Press - 18/5/09
Tão essencial quanto o ar, a água doce já foi considerada um recurso abundante, inesgotável. Nas últimas décadas, no entanto, a diminuição da oferta de água potável em todo o planeta - em virtude do crescimento da população e do mau uso desse recurso natural - começou a preocupar governos no mundo inteiro. Neste ano, o tema "Água" é dado como certo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que acontece nos dias 3 e 4 de outubro e vai substituir de forma total ou parcial a seleção das três universidades federais do estado (UFPE/UFRPE/Univasf). A quarta reportagem da série do Diario explica como o assunto pode ser cobrado no teste nacional.

Assim como os demais conteúdos do Enem, as várias propriedades da água serão abordadas dentro do contexto interdisciplinar. Ou seja, abrangendo teorias das matérias de química, biologia, física e geografia. Segundo o estudante Rivaldo Farias, do 3º ano do Colégio Damas, no Bairro das Graças, o assunto é abrangente mas acaba ficando mais fácil quando visto por diferentes perspectivas. "Facilita o entendimento quando a gente aprende tudo contextualizado", garantiu. A escola onde ele estuda organizou um grande aulão temático no início do mês para tratar do tema. Na aula de química, a ênfase foi dada às propriedades da água (ela é incolor, inodora e insípida). A fórmula química do líquido (H2O) foi descoberta em 1781, pelo cientista francês Antoine Lavoisier. "O fera também precisa aprender que existem oito tipos de água: pura, desmineralizada, pesada, dura, deionizada, potável, mineral e poluída", ensinou o professor Fernando Araújo.

As questões do Enem também podem cobrar a importância da água para o equilíbrio do meio ambiente, conteúdo de biologia. Ela é essencial para a vida. Cerca de 70% do corpo humano é composto pelo líquido. Mas a água também pode contribuir para a transmissão de doenças graves como a cólera, a malária, a dengue, a febre amarela e a leptospirose. "Quando chove, fica mais fácil contraí-las através das enchentes", argumentou o professor de biologia do Damas, Fábio Marcondes. Apesar da abundância de água no planeta, já existem os primeiros sinais de escassez. Eles são causados pelo desperdício e mau uso. Em Pernambuco, 70% da água é utilizada para irrigação. "A falta de recursos hídricos está provocando conflitos geopolíticos na África e no Oriente Médio", comentou a professora de geografia, Amália Guimarães.

A água é um assunto tão abrangente que também é estudada dentro dos conhecimentos físicos. "É chamada de estabilizador térmico, por sua propriedade específica de aquecimento. Ela também serve como fonte de energia. Um exemplo são as hidrelétricas. Sem falar que as embarcações só funcionam graças à força que a água exerce nelas, o que gera a possibilidade da flutuação", explicou o professor de física Roberto Dias.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de sexta-feira, 19 de junho de 2009 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco

Índice | Ed. anteriores | Versão Flip | iPad | História | Acervo
Inf. comerciais | Assine Já | Clube Diario | Leitor do futuro
Superesportes | Admite-se | Lugar certo | Vrum | Expediente

Associados-PE Aqui PE Rádio Clube FM PE Rádio Clube AM PE TV Clube PE Pernambuco.com Admite-se PE Lugar Certo PE VRUM PE