:: Diario de Pernambuco - Política, Brasil, Economia, Mundo, Vida Urbana, Esporte Total, Viver ::
Pernambuco.com
Economia
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Pesquise preços na web
PECHINCHA // Internautas usam cada vez mais a internet para conseguir melhores valores, mas apenas 13% compram on-line
Augusto Freitas // Especial Para o Diario
augustofreitas.pe@diariosassociados.com.br


Se o brasileiro já desfrutava de paciência na hora de comparar valores de produtos nas lojas, agora também usa a internet como aliada em busca de economia. Nunca se pesquisou tanto preços on-line e esses usuários correspondem a um número três vezes maior do que os que compram na rede. A conclusão é resultado de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), órgão ligado à tecnologia de informação e corresponde à coleta de dados do ano passado. O estudo comprovou que 44% dos internautas brasileiros pesquisam preços na internet, contra 13% que realizam compras.

Pessoas como a estudante de direito Juliana Couto, 28, que não perde tempo quando o assunto é pesquisar preços dos mais variados produtos e serviços na internet. Ela é uma típica personagem desse fenômeno, pois usa a rede tanto para comparar preços quanto para realizar compras de livros, cd's, eletrônicos epassagens de avião.

"A internet é um meio prático para quem procura preços mais em conta de vários produtos. Uso a rede com frequência para pesquisar valores, não só para mim, mas também para parentes e amigos", revela. Pelo menos uma vez por mês, Juliana realiza a compra de algum produto e diz que nunca precisou ir a um aeroporto comprar passagens aéreas. As reservas sempre são feitas nos sites das companhias.

O levantamento do Cetic.br também mostrou números comparativos entre as regiões urbanas e rurais. Nas grandes cidades, 80% dos entrevistados na classe A realizam pesquisas de preços na internet. Já nas zonas rurais, onde o acesso à internet ainda é restrito a algumas localidades, a comparação de preços on-line atinge 30% dos usuários.

"A internet é um meio prático para quem procura preços mais em conta de vários produtos. Uso a rede com frequência para pesquisar valores"
Juliana Couto - estudante

A proporção de pessoas que já acessou a internet para realizar pesquisa de preços é bem mais significativa se comparada com a proporção daqueles que já compraram através da rede: 44%. No campo, a pesquisa de preços é uma atividade realizada por quase um terço dos internautas. Nessa região, a pesquisa TIC Domicílios foi realizada pela primeira vez no ano passado.

No polos de agricultura, a pesquisa surpreendeu e os percentuais revelam que, mesmo nos locais onde a freqüência do uso da internet é menor e a proporção dos que compraram pela web é relativamente baixa, a pesquisa de preços atinge quase um terço dos internautas. Além disso, nas classes sociais mais elevadas do setor rural essa atividade está consolidada com 76% da classe A e 52% da classe B.

Aumento - De acordo com Juliano Cappi, analista de informações da Cetic.br, houve uma acréscimo significativo no comércio eletrônico em relação a 2007. "Tivemos um aumento de cerca de 150 mil usuários que passaram a comprar pela internet. Isso corresponde a 20% da população que ganha entre três e cinco salários mínimos", ressalta.

A pesquisa detectou que houve a intensificação no uso e na posse das tecnologias de informação e comunicação no Brasil - líder na América Latina. Cerca de 18% dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso à rede e 34% da população nacional são usuárias efetiva da internet, ou seja, acessaram a web nos últimos três meses.

Entre os indivíduos que já acessaram a internet, 13% declararam ter comprado produtos através de portais de compra, considerando o total do país.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de quarta-feira, 22 de abril de 2009 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco

Índice | Ed. anteriores | Versão Flip | iPad | História | Acervo
Inf. comerciais | Assine Já | Clube Diario | Leitor do futuro
Superesportes | Admite-se | Lugar certo | Vrum | Expediente

Associados-PE Aqui PE Rádio Clube FM PE Rádio Clube AM PE TV Clube PE Pernambuco.com Admite-se PE Lugar Certo PE VRUM PE