Pernambuco.com
Vida Urbana
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Imip // Menina continua em processo de aborto



A menina de nove anos moradora de Algoinha, no Agreste, que foi abusada pelo padrasto e está grávida de quase quatro meses de gêmeos, ainda não abortou os dois fetos. A criança continua internada na maternidade de alto risco do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), na Boa Vista, no Recife. Ela está recebendo assistência médica e é acompanhada por uma equipe multidiciplinar, que inclui ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais. A interrupção da gravidez foi solicitada oficialmente no último sábado pela família da vítima. Ainda no final de semana, os médicos do Imip iniciaram o procedimento para realizar o aborto legal, previsto no Código Penal brasileiro. A menina começou a tomar medicação a expulsão. O processo pode levar dias.

Com 15 semanas de gestação, a criança está sendo submetida a um método de interrupção de gravidez mediante à indução prévia com o uso de medicamento aplicado em soro via endovenosa. Dessa forma, os fetos serão expelidos pela vagina. Por isso, durante todo o procedimento, a paciente está recebendo analgésicos para controlar a dor. Somente após a eliminação total dos fetos, será realizado o esvaziamento uterino com curetagem. Nessa fase os riscos de complicações variam de 3% a 5%, segundo o protocolo de Assistência Integral à Vítima de Violência Doméstica e Sexista da Secretaria de Saúde do Recife. Desde 1940, a legislação brasileira permite que o aborto seja realizado em vítimas de estupro e que correm risco de morte, sem autorização judicial. A menina se enquadra nas duas situações.

Estrutura - Segundo os médicos que a examinaram, ela não possui estrutura física para suportar uma gestação gemelar. A menina está sendo acompanhada pela mãe. A irmã mais velha, de 14 anos, que é deficiente física e também foi abusada sexualmente pelo padrasto, voltou na última sexta-feira para Alagoinha e está sob a guarda do pai. Na sexta-feira, as duas irmãs realizaram exame sexológico no Instituto de Medicina Legal, onde ficou confirmado o abuso sexual. A perícia também constatou que as irmãs estão com inflamação vaginal, provocada possivemente pela contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.

A gravidez foi descoberta na última quarta-feira, quando a criança foi levada pela mãe para fazer exames na Casa de Saúde São José, em Pesqueira. O médico ginecologista José Severiano Cavalcanti desconfiou de que os sintomas relatados pela paciente - enjoos, tonturas e fortes dores de cabeça -pudessem se tratar de uma gravidez. O que acabou sendo confirmado por meio de ultrassom. O padrasto foi preso no dia seguinte à noite. A população da cidade ficou revoltada e tentou linchá-lo antes dele chegar à delegacia. Por medida de segurança, ele encontra-se numa cela isolada no Presídio de Pesqueira. A menina grávida disse, em depoimento, que era abusada desde os seis anos.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de terça-feira, 3 de março de 2009 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco
Expediente | Índice geral | Versão Flip | Ed. anteriores | Acervo
Assinaturas | Clube Diario | Leitor do futuro | Signos | História
Cedoc | Informações comerciais | Admite-se | Vrum | Lugar certo

Copyright - DiariodePernambuco.com.br | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização. Fale conosco.