Pernambuco.com
Politica
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Governador inicia fase de inaugurações pelo interior
ABASTECIMENTO D´ÁGUA // Eduardo Campos entregou ontem sistema de Glória do Goitá


No terceiro ano de mandato, o governador Eduardo Campos (PSB) demonstra querer imprimir uma agenda mais voltada para as inaugurações. O socialista pretende colher, como ele mesmo tem dito, os frutos da sua administração. Ontem, ele iniciou uma maratona de visitas ao interior do estado. Esteve no município de Glória do Goitá, a 66 quilômetros do Recife, para inaugurar o novo sistema de abastecimento de água da cidade. A obra custou R$ 4 milhões e vai beneficiar mais de 28 mil moradores.

Além de Glória do Goitá, o governador já tem agendado uma viagem a Caruaru (no dia 13), para v isitar uma obra de abastecimento de água e inaugurar o sistema de esgoto. No dia 19, irá a Limoeiro, Agrestina, Altinho e Ibirajuba. Nos municípios, vai assinar ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água. "Também já pedi a Compesa para fazer a licitação, nos próximos 90 dias, das obras em Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro, cidades que sofrem muito com essa questão da falta de água", destacou o governador.

Com o programa de abastecimento de água, a intenção de Eduardo é de repetir a façanha do ex-governador Miguel Arraes na área eletrificação rural. Hoje, conforme dados do Palácio do Campo das Princesas, 100% das residências pernambucanas têm energia elétrica. A meta do governador é universalizar o fornecimento de água no estado em oito anos e o saneamento básico em 12. A proposta faz parte do programa de governo do socialista, que foi apresentado à população durante a campanha eleitoral de 2006.

Em dois anos da gestão de Eduardo, segundo a Compesa, mais de um milhão de pessoas já saíram do regime de racionamento. "O que Glória vive hoje também foi vivido pelo povo de Caruaru, Lajedo, Exu, Bodocó, e também por diversos bairros da Região Metropolitana do Recife", disse o governador. A solenidade de ontem, foi acompanhada por cerca de 500 pessoas. A festa aconteceu na Praça Joaquim Nabuco, no centro do município, onde o socialista abriu um chuveiro simbolicamente.

O secretário de Recursos Hídricos e presidente da Compesa, João Bosco de Almeida, afirmou que Glória do Goitá é mais uma cidade a sair da "lista vermelha" do racionamento: "Encontramos 75% das cidades em sistema de rodízios ou em colapso e mais de quatro milhões de pernambucanos nessa situação. Aqui, o racionamento e o carro-pipa são coisas do passado", disse o secretário. O novo sistema produtor de Glória do Goitá tem origem na transposição de água da Barragem de Carpina, por meio de uma adutora de 18 km de extensão. Além dessa unidade, foram construídas uma estação elevatória e uma nova estação de tratamento de água (ETA). Agora, a vazão é de 22,5 litros/segundo, garantindo o abastecimento regular por um período mínimo de dez anos.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco
Expediente | Índice geral | Versão Flip | Ed. anteriores | Acervo
Assinaturas | Clube Diario | Leitor do futuro | Signos | História
Cedoc | Informações comerciais | Admite-se | Vrum | Lugar certo

Copyright - DiariodePernambuco.com.br | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização. Fale conosco.