Pernambuco.com
Esportes
Diario de Pernambuco
 


  Enviar por e-mail Comentar Imprimir  
Série A // São Paulo está cheio de fôlego



São Paulo - São vários os motivos para o crescimento do São Paulo na reta final do Campeonato Brasileiro. A experiência do técnico Muricy Ramalho, o entrosamento dos volantes Hernanes e Jean, os "bichos" pagos pelo presidente Juvenal Juvêncio. Tudo isso entra na conta do almejado hexacampeonato. Mas, nas últimas partidas, outro aspecto tem chamado a atenção: o preparo físico diferenciado.

No fim dos jogos, quando os adversários mostram desgaste, os são-paulinos estão inteiros. Não é raro que a decisão dos confrontos ocorra nos momentos derradeiros, em que o fôlego supera a técnica. Foi o que aconteceu contra a Portuguesa, sábado, quando um gol de Borges aos 43 minutos do segundo tempo deu a vitória à equipe.

Carlinhos Neves, preparador físico são-paulino, tem uma visão objetiva sobre o fato. "Todo mundo faz mais gols na segunda etapa porque o desgaste é maior", afirma. "É preciso entrosamento na comissão técnica, assim como os jogadores precisam em campo. E não adianta nada o time estar correndo muito em campo se não conquistar o título. Só isto coroa o trabalho".

A parceria de Carlinhos com o técnico Muricy Ramalho mostra-se afinadíssima. "Ele (Muricy) facilita muito o meu trabalho. Sabe que os jogadores precisam de preparação individualizada e respeita minha área", diz. "O trabalho não funcionaria sem a integração dos fatores físico, técnico, tático e mental".

O preparador deixa a modéstia de lado somente ao descrever o clube. "O São Paulo tem uma ótima estrutura. Foi o primeiro a ter um centro de treinamento, o primeiro a ter um centro de fisiologia e incentivou os demais a também se modernizarem".

Se outros times têm estruturas semelhantes, por que então o preparo físico do São Paulo parece superior? Um dos segredos é o modelo de gestão adotado pela direção do clube: o preparador físico tem sido mantido ainda que, eventualmente, o time troque de treinador - algo que, aliás, não ocorre desde 2006. Carlinhos está no Morumbi ininterruptamente desde junho de 2003. Mas sua experiência no São Paulo teve início em 1999, ao lado de Paulo César Carpegiani. Ele seguiu com Levir Culpi no ano seguinte e saiu depois da chegada de Vadão, em 2001.

Retornou com Rojas, há cinco anos e, desde então, já trabalhou com Cuca, Leão, Paulo Autuori e Muricy Ramalho.


    COMPARTILHE A NOTÍCIA Adicione ao Uêba Adicione ao Digg Adicione ao Google Bookmarks Adicione ao Technorati Adicione ao Windows Live Adicione ao Reddit Adicione ao Del.icio.us Adicione ao Facebook Adicione ao Yahoo! My Web Adicione ao StumbleUpon


Carregando Aguarde: carregando capa...
Edição de sexta-feira, 14 de novembro de 2008 
Selecione a data do
Diario que você
deseja visualizar



Procurar


Conheça o Diario de Pernambuco
Expediente | Índice geral | Versão Flip | Ed. anteriores | Acervo
Assinaturas | Clube Diario | Leitor do futuro | Signos | História
Cedoc | Informações comerciais | Admite-se | Vrum | Lugar certo

Copyright - DiariodePernambuco.com.br | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização. Fale conosco.