Desmistificar a idéia de que a arte só pode ser apreciada e compreendida pela elite é um dos objetivos dos Encontros de Literatura e Arte, organizados pela artista plástica e pesquisadora Karla Melo. O livro Quatro faces de um encontro (R$ 20; 64 páginas) será lançado hoje, às 19h, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, como um desdobramento desta iniciativa. Este primeiro volume da trilogia da Coleção Signos, da editora Calibán, se debruça sobre a obra do pintor pernambucano Cícero Dias, que comemora 101 anos de nascimento em 2008. "Convidamos quatro profissionais de áreas diferentes, para analisar dez trabalhos de Cícero Dias, através de seus textos", adianta Karla Melo, acrescentando que os próximos livros vão detalhar a obra de Vicente do Rego Monteiro e Lula Cardoso Ayres.
Dois dos autores dos textos de Quatro faces de um encontro estarão presentes esta noite: a escritora e também organizadora Patrícia Tenório (que colaborou com A história que eu não contei) e o artista plástico José Cláudio (O que não se vê em Cícero Dias). O livro também traz artigos do psicanalista Nelson da Silva Junior (A superação do cubismo e do surrealismo em Cícero Dias) e do professor de estética do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Fabbrini (O engenho moderno de Cícero Dias). "O ficcionista e o artista plástico permanecerão também nos outros volumes, mas quero convidar outros profissionais que tenham a sensibilidade de deslocar parâmetros para falar sobre arte", ressalta Karla. "É um instigante exercício intelectual que tem como fundamento a criação de uma obra crítica que estabelece conexões entre as artes plásticas, a antropologia, a literatura, a filosofia, a psicanálise e a sociologia", reforça Patrícia Tenório.
Os Encontros de Literatura & Arte foram criados por Karla Melo em 2001, para incentivar a maturidade do olhar do espectador. Há dois anos, começaram a acontecer na Saraiva, embora a pesquisadora também mantenha um espaço próprio para as palestras, no Caac (Centro de Amor à Arte e à Cultura), situado à Rua Jeremias Bastos, 238, no Pina. Hoje, antes do lançamento, ela ministra a quarta palestra sobre a obra de Cícero Dias, a partir das 17h, esmiuçando o tema Homem do Mundo - Imagem do Espaço Feliz. Entre as telas analisadas no livro estão desde Galo ou abacaxi (década de 1940) e Amor Maria (década de 1920) a um auto-retrato da década de 1930.